Roseana Sarney foi saudada por jovens que lotaram o espaço

São Luís - A governadora Roseana Sarney lançou, nessa quarta-feira (15), no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, em São Luís, o Programa Estágio Viva Primeiro Emprego, uma nova versão do programa que pretende qualificar 15 mil pessoas, entre jovens e adultos, para atender às demandas do mercado de trabalho no Maranhão. "Lançado durante o meu primeiro governo, em 1996, essa é uma ação que se transformou numa das principais marcas do meu governo", declarou Roseana Sarney.
Roseana Sarney ressaltou que nada é capaz de proporcionar mais satisfação a um governante do que garantir às famílias bem estar e segurança. "Todos nós crescemos com a expectativa de ingressar no mercado de trabalho, mas com as exigências do mundo moderno é necessário habilidade para ocupar as vagas oferecidas pelas empresas. O programa vem para suprir essa demanda", ressaltou.
A governadora Roseana ressaltou que o Maranhão vive um momento de expectativas com a implantação de grandes investimentos, que superam R$ 100 bilhões, como a Refinaria Premium, Suzano Celulose, ampliação do Porto do Itaqui, entre outros empreendimentos. "Estudem, preparem-se para o mercado de trabalho, pois essa é uma ótima oportunidade de crescimento profissional para os jovens maranhenses", destacou.
Presentes à solenidade, secretários de Estado como os de Ciência e Tecnologia, Rosane Guerra; de Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Maurício Macedo; de Trabalho e Economia Solidária, José Antônio Heluy; de Minas e Energia, Ricardo Guterres; Gestão e Previdência, Fábio Godim; de Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar, Fernando Fialho; Justiça e Administração Penitenciária, Sérgio Tamer; Fazenda, Cláudio Trinchão; e Articulação Institucional, Rodrigo Comerciário. Participaram, ainda, o presidente da Assembleia Legislativa, Arnaldo Melo; o deputado federal Pedro Novais, deputados estaduais César Pires e Roberto Costa e representantes das empresas Vale, Alumar, Petrobras, do Senai e Banco do Brasil, além de estudantes e outras autoridades.

Formação continuada

O Estágio Viva Primeiro Emprego, desenvolvido pela Universidade Virtual do Maranhão (Univima), sob a coordenação da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectec), faz parte do programa de formação continuada Maranhão Profissional. A partir da integração do Governo do Estado com a iniciativa privada e instituições de ensino públicas e privadas, são desenvolvidas ações para formação profissional e oferecidos cursos profissionalizantes de extensão tecnológica.
A secretária de Ciência e Tecnologia, Rosane Guerra explicou que o programa visa à aproximação dos alunos que estão matriculados nos cursos de formação profissionalizante com as empresas. "Esse estágio dará a oportunidade aos estudantes de conhecerem como é o mercado de trabalho e, por outro lado, os empresários vão conhecer uma mão de obra qualificada", declarou.
Atualmente, o Maranhão Profissional possui mais de 5 mil alunos matriculados em 700 cursos profissionalizantes nos 11 Centros de Ensino Tecnológicos do Maranhão. Rosane Guerra afirmou que podem participar do programa pessoas com idade entre 18 e 30 anos, que não possuem vínculo empregatício e estejam matriculados nos cursos de Qualificação Profissional ofertados pelas instituições parceiras.
Além de oferecer oportunidade de qualificação, o Estado garante o pagamento da bolsa aos estagiários, no valor de R$ 622,00, mais seguro contra acidentes pessoais. As empresas participantes devem dar condições adequadas de aprendizagem social, profissional, cultural e vale transporte.

Inscrições

Rosane Guerra explicou que as inscrições estarão abertas a partir do lançamento de editais específicos, publicados no portal do Programa de Estágio Viva Primeiro Emprego (www.primeiro emprego.ma.gov.br) e no Diário Oficial do Estado do Maranhão. A ação será realizada nos municípios de São Luís, Açailândia, Barra do Corda, Brejo, Carolina, Caxias, Codó, Imperatriz, Pedreiras, Pinheiro e Santa Inês.
Ao final do estágio, os alunos receberão um certificado de Qualificação Profissional, atestando experiência na área de formação do curso e do estágio e ainda terá maior oportunidade de ser efetivado na empresa em que estagiou.

Oportunidade

Para os jovens, o projeto foi visto como muito positivo. Jomilene de Almeida Pereira, de 18 anos, concludente do ensino médio, essa é uma grande oportunidade para quem não tem nenhuma experiência. "O meu interesse é me especializar na área de segurança do trabalho e vou continuar estudar muito para chegar lá", revelou.
Para Ana Paula Castro, 18 anos, também em fase de concluir o ensino médio, a expectativa é de trabalhar numa grande empresa. "Espero fazer algum curso na área de administração. Acredito que vou conseguir vencer", afirmou.
Aos 19 anos, Jhonata Jonas da Silva, disse que já terminou o ensino médio, mas não consegue trabalho, pois não possui qualificação. "Não é fácil ingressar no mercado de trabalho, principalmente sem capacitação. Agora, espero e especializar para arranjar trabalho e ajudar a minha família", afirmou. (Claudia Martins)