Governadora Roseana Sarney ressaltou investimentos na área de segurança pública

A governadora Roseana Sarney entregou obras, na manhã dessa quinta-feira (7), na Região dos Cocais. O primeiro compromisso foi em Codó, onde entregou a 4ª Delegacia Regional, acompanhada do secretário de Segurança Pública, Aluísio Mendes. Em seguida, com o secretário de Saúde, Ricardo Murad, ela foi a São João do Sóter para inaugurar o Hospital Municipal.
Os moradores do município de Codó e cidades vizinhas passam a contar a partir de agora com um moderno complexo de Polícia Civil naquela cidade. A nova unidade faz parte do plano de ações do Governo do Estado para modernizar todo o Sistema de Segurança Pública do Maranhão até 2014.
"Desde 2009, estamos reestruturando diversos setores que atendem diretamente à população, entre eles o de Segurança Pública. Desde esse período estão sendo destinados vultosos recursos, que estão refletindo em mais obras, aquisição de novos equipamentos, tudo para que nossos policiais possam combater de forma eficaz o crime no Maranhão. Aqui no estado não daremos descanso nesse combate. Além de segurança, outras obras de infraestrutura, saúde e educação, por exemplo, têm beneficiado os moradores da região e ainda dos 217 municípios", declarou a governadora Roseana.
Recursos da ordem de R$ 427.378,95 mil foram investidos na obra. O terreno, que possui uma área total de 1.372 m2, onde foi erguida a nova sede da delegacia regional, fica localizado na Rua Paraíba, ao lado do ponto conhecido como Tiro de Guerra. O imóvel foi doado após a assinatura de um convênio com a Prefeitura Municipal. Na época, o secretário de Segurança, que havia participado de uma audiência pública com prefeitos da região, anunciou uma série de medidas.
Hoje, esses compromissos foram cumpridos. Além da nova sede, Aluísio Mendes entregou, no início do ano, duas novas viaturas, destinando mais policiais civis e militares para a região, equipamentos novos e um aparato tecnológico de última geração. Ainda em Codó será erguido também, conforme anunciou o secretário durante a cerimônia, a nova sede da 4º Companhia Independente da Polícia Militar do Estado.
"Estivemos aqui há um ano e após um convênio com a Prefeitura Municipal, conseguimos este terreno e determinei que fosse erguido um novo prédio para que nossos profissionais do sistema de segurança e principalmente a população pudesse ser bem atendida. Vamos cumprir integralmente o que ficou acordado", garantiu Aluísio Mendes.

Modernização
Seguindo o padrão de arquitetura completamente moderno, o projeto utilizou o que há de mais contemporâneo na construção civil e nos acabamentos técnicos da obra. A nova delegacia abrigará, além da Regional, o 1º e 2º DP. A 4ª Regional dispõe de diversos ambientes, entre eles, três gabinetes de delegado; três cartórios, alojamentos masculinos e femininos, dois boxes de atendimento ao público, nos quais o cidadão ao chegar para registrar um Boletim de Ocorrência terá mais comodidade, além de salas de permanência/recepção.
O prédio segue ainda os padrões de acessibilidade, permitindo que pessoas com dificuldade de locomoção possam transitar dentro das dependências sem risco de acidentes. O ambiente conta também com uma sala de captura com banheiro, sala de reconhecimento, depósito de armas, duas salas de contenção, copa/cozinha e uma área de serviço.
"Esta aqui é mais uma prova de que o governo tem se preocupado com o povo maranhense. Esta delegacia é fruto de um trabalho integrado entre as forças de segurança. Esse novo distrito irá, sem dúvidas, garantir a cidadania e um trabalho mais digno e humano a todo cidadão codoense. Vamos, assim, trazer outras obras de infraestrutura aqui para estas cidades", declarou o secretário de Infraestrutura, Luís Fernando Silva.
Outras obras
Seguindo o plano de obras e reformas que está sendo desenvolvido pela SSP, Aluísio Mendes autorizou, ainda para este ano, a construção de mais três Complexos de Polícias. As cidades a serem beneficiadas são Magalhães de Almeida, Imperatriz e Godofredo Viana, este último fruto de um termo de cooperação técnica entre a SSP e o Grupo Aurizona.
Estão sinalizadas também reformas em diversas cidades nas delegacias de São Mateus, Santa Luzia do Tide, Barreirinhas, Rosário, Penalva, Carolina, Guimarães, Passagem Franca, Anajatuba, Chapadinha, Bacurituba, Riachão, Eugênio Barros e ainda a adequação geral das instalações dos Batalhões da Polícia Militar em Timon e ainda de várias delegacias em São Luís.