No próximo sábado (8), dia em que São Luís faz 400 anos, o Governo do Estado presenteará a cidade com duas importantes obras. Às 15h, a governadora entrega a reforma do Estádio Castelão, no Outeiro da Cruz, e às 17h, a primeira etapa da Via Expressa, no trecho ligando o Jaracati ao Cohafuma.
O Estádio Castelão foi totalmente reformado, de acordo com os padrões exigidos pela Fifa, incluindo obras na parte estrutural e elétrica, além de recuperação das vias de acesso, instalação de catracas eletrônicas e de câmeras de circuito fechado de TV, adaptação às pessoas com deficiência e moderno sistema de iluminação.
O primeiro jogo após a entrega do estádio está marcado para dia 12 deste mês, entre as equipes do Sampaio Corrêa e Vilhena (de Rondônia), partida válida pelas oitavas de final da Série D do Campeonato Brasileiro.
“São Luís ganhará uma das arenas esportivas mais modernas de todo o país, uma forma de valorizarmos o esporte maranhense”, declarou a governadora Roseana Sarney.
Já a Via Expressa será entregue um trecho de 2 km de extensão, que vai da Avenida Carlos Cunha, no Jaracati, ao Cohafuma, interligando à Avenida Jerônimo de Albuquerque. A segunda etapa da obra, que vai do Cohafuma até o Maranhão Novo, está prevista para ser concluída no fim de dezembro.
No total, a avenida terá mais de 9 km de extensão e interligará os bairros Jaracati, Cohafuma, Vinhais e Maranhão Novo, por meio de alças acopladas às vias já existentes, que foram restauradas para a garantia de melhor fluxo de veículos, beneficiando mais de 20 bairros e 300 mil habitantes. A Via Expressa terá, ainda, uma faixa, em cada pista, exclusiva para transporte coletivo.
“Essa é uma das obras mais importantes para a cidade, pois dará mais fluidez ao trânsito, que diariamente registra congestionamentos e dificulta a vida das pessoas que se deslocam para o trabalho, casa ou escola”, ressaltou a governadora.
Mais obras - Ainda como parte das comemorações ao quarto centenário de São Luís, o Governo do Estado entregará, dia 28 deste mês, a Biblioteca Pública Benedito Leite (BPBL), localizada na Praça Deodoro, Centro, após passar por uma ampla reforma, em que foram investidos R$ 5,2 milhões.
A biblioteca, que nesse dia completará 62 anos de fundação, ganhou instalações modernas, totalmente climatizadas, acessibilidade para pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida e acervo atualizado e ampliado.
A BPBL reúne acervo de cerca de 160 mil peças, entre livros, obras raras, revistas, manuscritos, periódicos, jornais e fotografias. Possui obras de arte, coleções de periódicos maranhenses, desde a independência (1822), manuscritos do século XVIII e amplo acervo referente à história política do Maranhão.
Outra grande obra é a Avenida Quarto Centenário, orçada em R$ 163 milhões, que deve ser entregue até o fim do ano. A via, de 3,8 km, ligará a Avenida dos Franceses, na Alemanha, à Camboa, margeando toda a área de intervenção do PAC Rio Anil.
Publicado em Política na Edição Nº 14499
Comentários