Roseana Sarney durante encontro com representantes da OGX e MPX, no Palácio dos Leões

São Luís - A governadora Roseana Sarney recebeu, na tarde dessa quinta-feira (1º), no Palácio dos Leões, a visita do presidente da empresa MPX, Eduardo Karrer, e do diretor da OGX, Celso Martins. Também presentes o diretor-presidente da Termelétrica Parnaíba, Edio Rodenheber; gerente de operações da OGX, Samuel Guimarães; e diretor de operações da OGX, George Fernandes; e o secretário de Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Maurício Macedo.
No encontro, foram apresentados os resultados das ações dos empreendimentos no Maranhão até agora e os próximos passos em termos de investimentos. “Fizemos uma explanação do que realizamos até hoje e anunciamos os próximos investimentos”, disse Eduardo Karrer.
Segundo o presidente da MPX, Eduardo Karrer, a Usina Termelétrica do Itaqui, localizada no Distrito Industrial de São Luís, está em fase final de implantação, com algumas etapas de comissionamento (testes) em andamento e previsão de início de operação para 2012.
Na obra, foram investidos mais de R$ 1,6 bilhão, de um total de R$ 1,8 bilhão. Movida a carvão mineral, a usina tem capacidade para gerar 360 MW de energia, o equivalente para abastecer, em média, 65% do consumo doméstico e comercial do Maranhão. Com 500 mil m² de área, o empreendimento está localizado a 5 km do Porto de Itaqui, por onde chega o carvão mineral. A necessidade de recebimento do carvão por via marítima foi um dos fatores que determinou a instalação da usina nos arredores do Porto de Itaqui.
A energia gerada irá para o Sistema Interligado Nacional, que distribuirá para o Brasil. “Em São Luís, a Usina Termelétrica Itaqui desenvolve 22 programas socioambientais, como o programa de qualificação profissional, que já formou aproximadamente 700 pessoas. No auge da obra chegamos a gerar 3,7 mil empregos, sendo que cerca de 70% dessas vagas são ocupadas por maranhenses”, disse Eduardo Karrer.
A Usina Termelétrica Parnaíba MPX desenvolve, no município de Santo Antônio dos Lopes, um complexo de geração termelétrica a gás natural, que produzirá até 3.722 MW de energia. O empreendimento é resultado de parceria entre a MPX e a Petra Energia.