Roseana Sarney, Ricardo Murad, Fernando Neves e José Márcio Leite na inauguração do Cemesp

A população do Maranhão passou a contar com um hospital de referência para pacientes com complicações decorrentes do diabetes e da hipertensão. Trata-se do Centro de Medicina Especializada (Cemesp), localizado no Bairro de Fátima, inaugurado pela governadora Roseana Sarney e pelo secretário de Saúde, Ricardo Murad, nesta quarta-feira (14).
Em menos de 15 dias, o Governo do Estado inaugurou o Centro de Medicina Especializada (Cemesp), os hospitais de 20 leitos de Paulino Neves e Magalhães de Almeida, as novas instalações do Hospital Carlos Macieira e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da Cidade Operária, do Vinhais e do Parque Vitória – esta última construída em parceria com o Governo Federal. Também foram entregues os centros cirúrgicos para procedimentos de média e alta complexidade dos Hospitais Tarquínio Lopes Filho e Infantil Juvêncio Mattos.
Nesta quinta-feira (15), Roseana Sarney e Ricardo Murad inauguram o hospital de 20 leitos na cidade de Morros e na sexta-feira (16) a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Coroatá. “O governo entende que a saúde pública tem que estar próxima do cidadão, gratuita e no melhor padrão de qualidade. Por isso, estamos implantando o Programa Saúde é Vida”, enfatizou o secretário.
As unidades de saúde de 20 leitos funcionam com Serviço de Pronto Atendimento (SPA) 24 horas, internações em clínica médica, obstetrícia e pediatria, e serviços de apoio e diagnóstico (laboratório de análises clínicas e raio-X).
“Nenhum estado tem hoje uma rede de assistência tão boa quanto a que estamos implantando no Maranhão. Isso é fruto de um mutirão em que estão sendo envidados todos os esforços para montar uma rede organizada que cuide das pessoas”, assinalou Roseana Sarney. Nas unidades também podem ser feitos partos, exames, tratamentos de doenças sexualmente transmissíveis (DST), preventivo de câncer, entre outros serviços ambulatoriais.

Urgência e emergência

Com uma grande e moderna estrutura, as UPAs estão preparadas para receber casos de pressão alta, febre, cortes e queimaduras, além de realizar o primeiro atendimento dos pacientes acometidos por enfarte ou AVE (Acidente Vascular Encefálico). Ao todo são 10 unidades de saúde nesta categoria, em todo o Maranhão.
Na ilha de São Luís, além das UPAs da Cidade Operária, do Vinhais,do Parque Vitória e Itaqui-Bacanga, já em funcionamento, será inaugurada uma unidade no Araçagi. No interior, estão concluídas as UPAs de Imperatriz, Coroatá, Codó, Timon e São João dos Patos. Todas devem ser inauguradas ainda este ano.
As UPAs comporão uma rede de atuação em atendimento de urgência e emergência, que trabalhará em conjunto com os 72 hospitais integrantes do programa Saúde é Vida, para tornar o acesso aos serviços de saúde cada vez mais rápido e eficaz. “O Estado está montando uma estrutura única e interligada, com profissionais habilitados e unidades construídas nos melhores padrões da medicina, para que o cidadão seja atendido e tenha seu problema resolvido”, garantiu Ricardo Murad. (Elizete Silva)