São Luís - A contagem regressiva para a festa dos 400 Anos de São Luís começou e as comemorações, apoiadas pelo Governo do Estado, têm início já no dia 1º de setembro, em parceria com o São Luís Convention&Visitors Bureau e com patrocínio de instituições e empresas. A governadora Roseana Sarney lançou a programação comemorativa em solenidade, nessa sexta-feira (17), no auditório do Palácio dos Leões, informando detalhes do roteiro cultural do mês de setembro, além do calendário de entrega de obras para a cidade.
"Todas as ações desenvolvidas para a data marcam o início de um ano de comemorações, inaugurações e homenagens à nossa capital. Nós teremos uma agenda intensa de entrega de obras, que vão melhorar a vida da população, isso é o mais importante pra nós", contou a governadora.
Para o ministro do Turismo, Gastão Vieira, acompanhar os 400 anos de São Luís é motivo de orgulho e emoção. "Fico muito feliz de ver o espírito de bem festejar a nossa cidade estar presente nessas inúmeras atrações para o deleite intelectual e de obras que a governadora anunciou. Participarei de toda a comemoração como representante do Governo Federal e, principalmente, como maranhense", afirmou Gastão Vieira.
Segundo Roseana Sarney, no dia 8 de setembro será entregue a primeira etapa da Via Expressa. "No aniversário de São Luís, nós vamos inaugurar o primeiro trecho da Via Expressa, que vai do Jaracati ao Cohafuma, interligado à Avenida Jerônimo de Albuquerque. A obra vai melhorar o tráfego em toda a área, facilitando a vida da população", disse.
A programação de aniversário inclui a entrega da Avenida Quarto Centenário ainda este ano. A via margeia toda a área de intervenção do PAC Rio Anil, da Camboa até a Alemanha, conta com 3,8 km de extensão e é uma parceria entre os governos Federal e Estadual. "Essa é uma avenida muito importante também, pois vai contribuir para aliviar o caos no trânsito da capital", afirmou.
Em setembro, também será entregue o Estádio Castelão, que passou por reforma de toda a parte estrutural e elétrica. A obra incluiu recuperação das vias de acesso, instalação de catracas eletrônicas e de câmeras de circuito fechado de TV, adaptação às pessoas com deficiência e moderno sistema de iluminação. "Nós queremos inaugurar o estádio com o jogo de um time do Maranhão, no caso, o Sampaio Correia, essa é uma forma de fazer uma homenagem ao povo de São Luís. Temos certeza, teremos um dos melhores estádios do país", contou.
A Biblioteca Pública Benedito Leite (BPBL), cujo prédio, localizado no Centro, passou por reforma completa, ganhando instalações modernas, totalmente climatizadas, acessibilidade para pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida e acervo atualizado e ampliado, também será reinaugurada. "Na última semana de setembro, nós entregaremos a Biblioteca Benedito Leite, o antigo prédio do Liceu Maranhense, que foi reformado em parceria com a Vale e será transformado no Museu da Língua Portuguesa. Teremos ainda a entrega do Prêmio Literário IV Centenário de São Luís, que agraciará a melhor história sobre a capital", destacou Roseana Sarney.
Ainda em setembro será iniciada a instalação do Sistema de Videomonitoramento na Região Metropolitana de São Luís, que fará a vigilância 24 horas por meio de câmeras dispostas em pontos estratégicos e movimentados da cidade. "Serão investidos R$ 25 milhões no videomonitoramento e esse trabalho será iniciado na área da Lagoa da Jansen, de forma a melhorar também a segurança no local dos shows".
Além disso, a governadora afirmou que serão restaurados os Vivas, áreas de lazer construídas nos bairros. Já o Espigão Costeiro da Ponta d'Areia será urbanizado, ganhando uma Marina e a revitalização do Memorial Bandeira Tribuzi.
Participaram da solenidade os secretários Luís Fernando Silva (Chefe da Casa Civil), Max Barros (Infraestrutura), Sérgio Macedo (Comunicação Social), Olga Simão (Cultura), Jura Filho (Turismo), Pedro Fernandes (Cidades e Desenvolvimento Urbano), Joaquim Haickel (Esporte e Lazer), Aluísio Mendes (Segurança Pública), José Antônio Heluy (Trabalho) e Rosane Guerra (Ciência, Tecnologia e Ensino Superior), o deputado Edilázio Júnior, representando a Assembleia Legislativa, além de representantes das empresas parceiras.
Shows
O roteiro cultural movimentará as cinco noites de sábado do mês de setembro, em espaço especialmente montado na Lagoa da Jansen. Grandes nomes da música brasileira e maranhense se apresentarão por lá, como o cantor Gilberto Gil e a Tribo de Jah, no dia primeiro (1º). Já a Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB) se apresentará no dia 6, com a participação especial do violonista maranhense Turíbio Santos e também de 20 artistas maranhenses entre músicos, arranjadores, percussionistas e orquestrador. Numa homenagem a São Luís, a sinfônica vai interpretar 12 músicas de compositores maranhenses como forma de valorizar a cultura local e de fazer um tributo à capital, com a junção da música clássica e popular.
No dia 8, será a vez do cantor Roberto Carlos homenagear a cidade. Ivete Sangalo se apresentará no dia 15, Rita Ribeiro e Zezé di Camargo e Luciano no dia 22. O encerramento ficará por conta do show da maranhense Alcione e de Zeca Pagodinho, no dia 29.
Além disso, acontecerá a 7ª Semana Maranhense de Dança, o Prêmio Literário IV Centenário de São Luís e a Virada Gospel. Já em outubro serão realizados shows somente com artistas maranhenses, na Praia Grande.
"Em setembro, teremos os shows de artistas reconhecidos nacionalmente, mas sempre dando espaço para os talentos locais. E continuaremos os festejos com shows na Praia Grande, em outubro, só com artistas do Maranhão. Além disso, vamos abrir o teatro para espetáculos maranhenses e temos a previsão de trazer o Balé Bolshoi, que tem em seu corpo de baile a maranhense Bruna Gaglianone".
Parcerias com empresas
Os shows culturais do mês de setembro têm apoio de empreendimentos instalados no estado, como a Vale, Alumar, EBX, Petrobras, Ambev, Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), além do Credicard e Nestlé, que são os patrocinadores oficiais do cantor Roberto Carlos.
A governadora explicou que graças às parceiras com as empresas, a programação comemorativa dos 400 anos ficou ainda mais intensa. "Quero agradecer a todos os patrocinadores que trabalharam para fechar essa programação, com uma festa muito bonita, não só com os shows, mas também com a melhoria da vida de todos os maranhenses", afirmou Roseana Sarney.
Segundo o gerente geral de Relacionamento Institucional da Vale, Dorgival Pereira, participar das comemorações que envolvem os 400 anos da capital maranhense é uma forma da empresa homenagear a cidade. "Desde maio, a Vale selecionou projetos para celebrar o aniversário da cidade. Essa iniciativa visa enaltecer a riqueza cultural do Maranhão e promover o resgate do legado histórico da cidade, que tem a cultura tão presente na vida da população", contou.
Já para Nilson Ferraz, diretor da Alumar, o momento é ímpar. "A Alumar é uma empresa que já está instalada em São Luís há mais de 30 anos e tem orgulho de participar desse projeto, dessa celebração que é única, de comemorar os 400 anos de São Luís. E estar inserido nesse momento é muito importante para nós da Alumar. É um momento de festa e eu, como maranhense, ludovicense, tenho muito orgulho de fazer parte dela", confirmou.
O presidente da Emap, Luiz Carlos Fossatti, avaliou que a parceira entre o governo e empresas instaladas em São Luís é positiva não só para a capital. "Os 400 anos de São Luís são um evento muito importante para o desenvolvimento da capital e de todo o estado. Para nós, é de grande importância participar das comemorações juntamente com outras empresas parceiras, essa é uma forma de prestigiar a comunidade ludovicense", contou.
SETEMBRO - SHOWS DOS 400 ANOS
Dia 1º - Gilberto Gil (21h) e Tribo de Jah (23h)
Mano Borges, Chiquinho França, Betto Pereira, Carlinhos Veloz e Erasmo Dibell (19h)
Dia 6 - Orquestra Sinfônica Brasileira (20h) com a participação de Turíbio Santos e de 20 artistas maranhenses entre músicos, arranjadores, percussionista e orquestrador
Papete (22h)
Dia 8 - Roberto Carlos (19h)
Dia 15 - Ivete Sangalo (21h)
Fabricia (19h), Bicho Terra (20h) e Pepê Jr. (23h)
Dia 22 - Rita Ribeiro (19h) e Zezé di Camargo e Luciano (22h)
Dia 29 - Alcione (20h30) e Zeca Pagodinho (22h)
Sindicato do Samba e Puxadores de escolas de samba (19h)
AÇÕES COMEMORATIVAS DOS 400 ANOS
- Museu da Língua Portuguesa
- Reabertura da Biblioteca Benedito Leite
- Reinauguração do Estádio Castelão
- Reabertura da Casa do Maranhão
- Apresentação do Balé Bolshoi
- Virada Gospel
- 7ª Semana Maranhense de Dança
- Painel Empresarial
- Prêmio Literário IV Centenário de São Luís
- Entrega das primeiras etapas da Via Expressa e Avenida Quarto Centenário
- Entrega de mais uma etapa do Hospital Carlos Macieira e mais cinco UPAs
- Início da instalação do sistema de videomonitoramento da região metropolitana
Comentários