São Luís - O governador em exercício Washington Luiz Oliveira visitou, na manhã dessa terça-feira (3), o jornalista e ex-deputado federal Neiva Moreira, 94 anos, que está internado na UTI do Hospital UDI desde a madrugada de sábado (31), para tratar uma infecção respiratória. “Neiva é um figura histórica maranhense e uma grande personalidade do mundo”, declarou o governador em exercício, que cumprimentou familiares e amigos do paciente no hospital.
Washington Luiz também conversou com o médico Alexandre Guilherme Carvalho, coordenador da UTI, e recebeu a informação de que houve piora no quadro clínico do ex-deputado. Segundo o último boletim médico, Neiva Moreira se encontra sedado, respirando com auxílio de aparelhos (ventilador mecânico), necessitando de medicação para a estabilização de pressão arterial e com diminuição progressiva da função renal. Não há previsão de alta médica.
“Apesar dessa piora no quadro clínico, a família tem esperança de que ele reaja e volte para casa. Estou preocupado com sua saúde dele e vim me solidarizar com os familiares, que também são meus amigos”, ressaltou.
Washington Luiz lembrou a trajetória política e o trabalho de Neiva Moreira como jornalista. A história política dele começou pelo PSP, pelo qual foi eleito deputado estadual (1951 a 1955) e federal (de 1955 a 1964). Depois ajudou a fundar o Partido Democrático Trabalhista (PDT) no Maranhão, sendo eleito deputado federal de 1993 a 1994 e de 1997 a 2007.
Como jornalista, editou nas décadas de 1970 e 1980 a revista Cadernos do Terceiro Mundo, que cobriu acontecimentos políticos e sociais relevantes em países pobres da América Latina, da África, da Ásia e do Oriente Médio. (Claudia Martins)
Publicado em Política na Edição Nº 14370
Comentários