O governador do Maranhão, Flávio Dino, participou, na manhã dessa quinta-feira (19), da inauguração do novo complexo de oficinas de locomotivas e vagões da Vale, em São Luís. As novas instalações adotam tecnologias inéditas e potencializam o ciclo de manutenção preventiva e corretiva da frota da empresa, além de garantir mais eficiência à Estrada de Ferro Carajás. O investimento gerou mais de 500 empregos, dos quais 90% de mão de obra maranhense.
Acompanhado do diretor-presidente da Vale, Murilo Ferreira, e de vários diretores e superintendentes da empresa, o governador Flávio Dino visitou as instalações, conheceu o processo das oficinas e conversou com os novos trabalhadores. Na ocasião, ele recebeu da diretoria da Vale o Perfil do Trilho da Ferrovia, símbolo de agradecimento pelo bom relacionamento entre a empresa e o Governo.
Em seu discurso, Flávio Dino fez alusão ao grito de guerra “um novo jeito de fazer acontecer”, entoado pelos novos trabalhadores que ingressaram na empresa para operar no complexo. Para o governador, esta é a mesma mensagem que o Governo procura levar para o Estado. “A gente faz de um jeito novo para chegar a um conteúdo novo. Para chegar a um resultado novo, de oportunidades, de trabalho, de desenvolvimento profissional, de subsistência econômica e de manutenção das famílias”, destacou.
O governador ressaltou também que os novos trabalhadores são agentes de transformação não só da vida deles, mas também do Estado. “Ser empregado da Vale é ter uma dimensão social. Por isso eu quero desejar e pedir que vocês cuidem dessa empresa porque embora não seja uma empresa maranhense, mas faz parte da história do Maranhão. É uma empresa que contribui pro nosso Estado, que gera oportunidades de trabalho, que trás investimentos e cabe, portanto, a cada um de nós cuidar bem desse patrimônio que é de todos”, disse aos trabalhadores.
Flávio Dino também enfatizou aos diretores da empresa que cuidem dos jovens talentos maranhenses que estão ingressando na Vale. Para o governador, o gigantismo infraestrutural, que conta com 16 mil vagões e 220 locomotivas utilizadas, e uma inovação tecnológica que vai possibilitar um conceito de “pit stop”, parecido com o aplicado nos carros da Fórmula 1, é impressionante, mas o mais importante são as pessoas.
“O segredo de um grande empreendimento são as pessoas. A alma, o que deriva da presença de gente. Então não tenha dúvida de que as pessoas são mais importantes, e esse é o principal patrimônio do nosso Estado. Nascidos ou não no Maranhão são maranhenses. Cabe ao governo e a Vale cuidar bem de todos. E nessa parceria vamos divisar novos caminhos”, reiterou o governador.
O presidente Murilo Ferreira agradeceu a participação do governador na inauguração do moderno complexo de oficinas que inclui um novo Posto de Inspeção e Abastecimento de Locomotivas (PIAL), o Complexo de Troca de Rodeiros (CTR) e o Complexo de Manutenção de Rodeiros (CMR). “A sua presença muito nos honra e estimula, o senhor é uma pessoa de uma trajetória muita clara em favor do que as pessoas possam progredir nas suas vidas e que o nosso país possa ser um país mais igual”, disse Ferreira ao governador Flávio Dino.
Novos investimentos
A construção do novo complexo de oficinas integra o Programa S11D Logística, que trata do maior investimento na área da história da Vale, e prevê a duplicação da Estrada de Ferro Carajás e elevação da capacidade dos atuais 150 milhões de toneladas por ano (Mtpa) para 230 Mtpa, a partir de 2018.
De acordo com o governador, com esses investimentos da Vale, o Complexo Portuário do Maranhão – somando Emap, Porto da Alumar e o da Vale – chegará a 300 milhões de toneladas de carga movimentado em 2018, o que vai fazer com que o Estado tenha um dos três maiores complexos portuários do Brasil.
“São conquistas importantes e nós agradecemos a Vale mais uma vez por acreditar no nosso Estado e, sobretudo, acreditar nos talentos dos jovens do nosso Estado que hoje estão começando o seu ingresso no mercado de trabalho a partir dessa oportunidade propiciada pela Vale”, reiterou Flávio Dino.
Comentários