O governador do Pará, Simão Jatene, reforçou total apoio ao empreendimento mineral tocado pela Coomigasp e Colossus e assegurou ao presidente Gessé Simão que gostaria de receber novamente delegados, representantes e diretores da Coomigasp em audiência a ser marcada na próxima semana, no Palácio dos Despachos, em Belém.
O apoio declarado de Jatene foi feito após ter ouvido os apelos do líder garimpeiro e representante da Coomigasp, Carlos Alberto Ferreira Neves (“Carlito”), que pediu que o Governo Jatene impedisse qualquer tentativa de golpe que possa prejudicar a consolidação do Projeto de Desenvolvimento Mineral de Serra Pelada. Gessé disse que o apoio declarado do governador paraense ao projeto impõe tranquilidade e segurança a um importante empreendimento que já está gerando renda e emprego à população de um dos municípios mais pobres do sudeste do Pará, que é Curionópolis.
“O povo garimpeiro de Serra Pelada, em especial os garimpeiros que moram no Pará, só tem a agradecer o importante gesto do governador Jatene, que revela o seu compromisso com o desenvolvimento do seu Estado e com a melhoria da qualidade de vida do seu povo”, disse Gessé. Um novo encontro proposto pelo próprio governador foi em face de uma agenda puxada a ser cumprida pelo governo itinerante na cidade de Marabá.
O dia começou com Jatene fazendo a entrega de 51 novas viaturas para as áreas da segurança pública e para a área de desenvolvimento do setor agropecuário. Ele também anunciou uma série de investimentos que beneficiará Marabá com mais de R$ 100 milhões nos projetos de ampliação do Hospital Regional, construção do Centro de Convenções e implantação e expansão do sistema de água e esgoto da sede municipal. O governador foi seguido por deputados estaduais, deputados federais, prefeitos e vereadores e outras lideranças da região sudeste do Pará.
Em Belém, Jatene prometeu que será uma audiência mais tranquila com as lideranças garimpeiras e disse que o seu governo não será tolerante com o crime e a baderna desses grupos que fazem ameaças contra a mina de Serra Pelada e que os mesmos já estão identificados. Deputados como Manoel Pioneiro, presidente da Assembleia Legislativa, e o próprio João Salame se colocaram à disposição do presidente da Coomigasp para acompanhá-lo na audiência com o governador a ser marcada na capital paraense.
Publicado em Política na Edição Nº 14194
Comentários