Mais dois importantes passos rumo à prevenção e combate ao crime e à insegurança no estado foram dados pelo Governo do Maranhão, na manhã dessa sexta-feira (5). Em cerimônia no Palácio dos Leões, o governador Flávio Dino apresentou os coordenadores do 'Pacto pela Paz', programa de governo que é um compromisso assumido antes mesmo de eleger-se governador e visa difundir práticas para a redução da violência e a cultura de paz a partir do diálogo direto com a comunidade. Na ocasião, o governador também entregou 50 novas viaturas para uso da Polícia Militar, totalizando 81 entregues apenas este ano.
O delegado Enoque Lemos e a advogada Mari Silva serão coordenador-executivo e coordenadora-adjunta, respectivamente, do 'Pacto pela Paz', complementando o arcabouço institucional da política de segurança. Ao apresentar a dimensão executiva, que estará sob o comando do secretário de Estado de Segurança, Jefferson Portela, e do de Diretos Humanos e Participação Popular, Francisco Gonçalves, o governador Flávio Dino destacou a importância de implementar um programa que vá além da ação repressiva, e aja de forma a prevenir a violência no estado.
Flávio explicou que o 'Pacto pela Vida' é uma articulação entre a sociedade civil e as forças de segurança pública, atuando diretamente nas comunidades. "Nós acreditamos que as experiências ajudam no mapeamento das fontes de violência, tendo como prioridade uma articulação social envolvendo igrejas, entidades, forças policiais na temática na prevenção e combate ao tráfico de drogas, que é a razão pela qual vários crimes, tanto contra a vida, quanto contra o patrimônio se originam", destacou o governador.
O delegado e coordenador do programa, Enoque Lemos, informa que o trabalho terá caráter preventivo e educativo, a partir de conversas e debates tendo como ponto de encontro os Conselhos Comunitários dos bairros. "A intenção é que possamos estreitar os laços entre a polícia e a sociedade, intermediando esta relação com os órgãos de referência", destacou Enoque, lembrando que as ações ainda serão planejadas.
Os representantes do Conselhos Comunitários terão a missão de mobilizar suas comunidades para os encontros. Nestas ocasiões, a população terá espaço para colocar suas demandas, fazer sugestões, críticas e propor ações. "A polícia vai ouvir a comunidade. Pretendemos, com esse programa, estabelecer uma relação de confiança com os moradores", enfatizou Enoque Lemos. Outro viés do Pacto é a intersetorialidade com as demais secretarias de Governo. "O que couber à polícia vamos trabalhar para solucionar, senão, vamos intermediar levando as demandas às secretarias de referência", garantiu o coordenador do Pacto pela Paz.
Coordenadores - Os coordenadores do 'Pacto pela Vida' foram escolhidos em face da competência técnica e engajamento. Enoque Lemos é delegado de larga experiência, é assessor do secretário Jefferson Portela e já vem cuidando da implementação dos Conselhos Comunitários.
Já Mari Silva é advogada e foi ouvidora da Defensoria Pública do Estado. Atualmente está na Secretaria de Estado de Direitos Humanos e deverá atuar no diálogo com as organizações da sociedade civil.
Viaturas - Durante a cerimônia, o governador realizou a entrega de 50 novas viaturas, que integram um conjunto de ações implantadas pelo Governo do Estado para sanar problemas na Segurança de longos anos. Esta é a segunda etapa de um total de 300 viaturas que serão entregues às corporações que formam as forças de segurança pública. Em janeiro, o governo já havia entregue 31 novas viaturas às polícias Civil e Militar.
"Estamos incorporando progressivamente novos recursos materiais nas forças policiais. Abrangendo desde mecanismos, como equipamentos novos de radiocomunicação, que fizemos ainda ano passado, laboratório de lavagem de dinheiro, aumentando o sistema de monitoramento remoto por câmeras do Ciops, tanto na região metropolitana quanto em outras cidades, e estamos cuidando do recurso humano com a incorporação de 1500 policiais. E o novo passo nesse processo é a incorporação de 300 viaturas ainda este semestre", relatou o governador Flávio Dino.
Os veículos possuem sistema de transmissão e armazenamento de imagens permitindo que o policial receba informações de suspeitos. São equipadas ainda com sistema de rastreamento; tablets para monitoramento das operações em tempo real; GPS e sistema de localização; câmeras internas e externas; além de radiocomunicação compatível com o sistema digital da Secretaria de Segurança. As viaturas vão utilizar software específico de sistema de dados. As viaturas Pajero possuem suporte do sistema de radiocomunicação.
A primeira etapa da entrega de viaturas feito pelo governador Flávio Dino foi em 19 de janeiro, com mais 30 novos veículos às polícias Civil e Militar. Até o mês de abril, somarão 300 as viaturas novas destacadas para o policiamento na Região Metropolitana de São Luís.
"Com as 30 primeiras viaturas que recebemos em 2016 foi possível fixar pontos estratégicos de segurança e apontar a presença da polícia para o cidadão, que tem a certeza que encontrará a polícia naquele lugar, conhecido por nós como pontos estratégicos. Agora é o reforço de mais 51 viaturas que passam a reforçar o que foi iniciado com as 30 viaturas", apontou Jefferson Portela.
Comentários