O governador em exercício, Carlos Brandão, cumpre agenda no município de Grajaú, inaugurando e vistoriando obras de infraestrutura e assistência social. A ocasião marca, ainda, o encerramento da segunda etapa de debates nas Escutas Territoriais. A agenda se realiza nesta sexta-feira (6), a partir do meio dia, com ações na sede e alguns povoados.

Na Câmara Municipal, ao meio dia, Brandão e comitiva acompanham a cerimônia de encerramento das Escutas Territoriais na cidade. Nos encontros, a população discute propostas que serão encaminhadas para votação e incluídas posteriormente no orçamento do Estado. O município integra o Território dos Cocais, que elegeu como prioridades investimentos na agricultura familiar e segurança pública.
O secretário de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), Francisco Gonçalves, enfatiza a importância da mobilização das comunidades para o momento. “As escutas são a oportunidade para que as populações sejam ouvidas. Então, é preciso que participem ativamente e contribuam. O objetivo é que as demandas prioritárias sejam atendidas de forma democrática”, pontua.
A jornada de escutas territoriais iniciou dia 4 deste mês e prossegue até dia 27 com a realização de 15 plenárias em 15 territórios da cidadania, incluindo a capital. O Orçamento Participativo é uma realização do Governo do Maranhão, executado pela Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop) e Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento (Seplan).
Ainda na Câmara, o governador em exercício reúne com empresários do Polo Gesseiro de Grajaú, a partir das 13h30. A cadeia produtiva conta com reservas de gipsita - a matéria prima do gesso - em grande quantidade e qualidade, fazendo com que o Maranhão ocupe o segundo lugar nesta produção, no país. Em 2017, foram 350 mil toneladas e tem capacidade para aumentar em 10 vezes essa produção, atendendo demanda de mercados consumidores.
A MA-006, no trecho entre Arame e Grajaú, vai receber obras de manutenção com ações de conservação e melhoramento. São 125 quilômetros de extensão contemplados com os serviços que têm investimentos de mais de R$ 22 milhões. O governador em exercício assina a ordem de serviço para início das obras, no trecho do bairro Canoeiro, a partir das 14 horas. Na ocasião, inaugura sistemas de abastecimento de água beneficiando moradores dos povoados Macaúba e Novo Macambiral, totalizando dois mil metros de ligações distribuídas em 100 residências.
Assistência social - No bairro Trizidela, Brandão inaugura uma sede do Centro de Referência Especializada de Assistência Social (Creas), em solenidade, a partir das 15h, na Avenida Antônio Borges. A unidade atende pessoas em situação vulnerável, além de crianças retiradas do trabalho infantil e inscritos no Cadastro Único e Bolsa Família. “É um importante passo no projeto de Governo para erradicação da extrema pobreza no Estado”, destaca o secretário de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes), Francisco Oliveira Junior.
O titular da Sedes reforça que o Governo do Estado está ampliando esse serviço em todo o Maranhão com a construção e reforma destas unidades que são porta de entrada para o acesso na assistência social aos grupos mais vulneráveis. A agenda encerra com visita às obras de pavimentação asfáltica no povoado Alto Brasil, às 16 horas. (Sandra Viana - Secap)