Governador Flávio Dino empossa novo Defensor Público-Geral do Estado do Maranhão, Werther de Moraes Lima Júnior

O governador Flávio Dino empossou, na tarde dessa quarta-feira (1º), o novo Defensor Público-Geral do Estado do Maranhão, Werther de Moraes Lima Júnior, no Palácio Henrique de La Rocque. Durante a cerimônia, o governador ressaltou o papel relevante da Defensoria Pública na defesa de cidadãos que precisam de suporte jurídico e reiterou o apoio do Governo do Maranhão, sobretudo no que se refere à garantia de direitos aos mais pobres.

“Só é possível viabilizar a plenitude daquilo que nós objetivamos mediante a ação articulada dos três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário. E no caso do Judiciário, as demandas dos mais pobres, daqueles que mais precisam, só chegam mediante a ação decisiva da Defensoria. É uma organização que floresceu e vem crescendo na vigência do Estado Democrático de Direito e tem dado grandes contribuições, apesar de ainda jovem”, pontuou o governador.
Flávio Dino ainda garantiu que “Werther Júnior, como demais integrantes da Defensoria, sabem que podem contar com meu apoio e do Governo do Estado, para o desenvolvimento da instituição, para que chegue ao maior número de comarcas, para que seja descentralizada e seja democratizada no que se refere à proximidade aos cidadãos em todas as regiões”.
Werther Júnior foi nomeado pelo governador Flávio Dino no dia 25 de abril, em substituição à defensora Mariana Albano de Almeida, que dirigiu a Defensoria Pública do Estado nos dois últimos anos. Ele se disse honrado com a missão conferida e destacou que o principal desafio será gerir os recursos materiais e humanos em tempos de crise. 
“O cenário econômico não nos é favorável. Nessas circunstâncias econômicas, sabemos que quem mais sofre é a população pobre do nosso Estado. Nessa camada da população não se perde parte da renda, se perde o emprego. Aqui temos papel fundamental, sabemos que para além da promoção dos direitos, temos papel transcendente: a promoção da igualdade econômica e social; e a distribuição de renda através do equilíbrio entre fracos e poderosos”, declarou Werther Júnior, durante o discurso de posse. 
O novo defensor lembrou que um dos grandes desafios é a interiorização da Defensoria, já que só ocupa 32% das Comarcas do Estado, e, ainda em 2016, serão inaugurados os núcleos de Santa Quitéria, Presidente Dutra e Santa Helena. Werther Júnior também agradeceu o apoio do Governo do Estado nos avanços alcançados no último ano. 
“Destacamos aqui o apoio do Poder Executivo, do governador Flávio Dino, que em um ano e seis meses, através de suplementação, porque acima de nossas forças orçamentárias, já permitiu que fossem nomeados 28 novos Defensores Públicos”, destacou o defensor-geral.