São Luís - O primeiro serviço de atendimento terapêutico 24 horas de São Luís foi inaugurado, nessa terça-feira (24), pelo governador em exercício Washington Luiz Oliveira e pelo secretário de Estado da Saúde (SES), Ricardo Murad. O serviço é garantido pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS III) Dr. Bacelar Viana, que integra as ações do Programa Saúde é Vida, do Governo do Estado.
“Estamos passando por profundas mudanças na área da saúde, avançamos muito no pronto atendimento para garantir mais qualidade para a população”, declarou Washington Luiz. Ele disse que o CAPS é fundamental para atender às pessoas que hoje sofrem com dependências químicas. “A unidade fica estrategicamente bem localizada e será essencial para auxiliar na recuperação de pessoas dependentes de drogas ou outras perturbações”, destacou.
Localizado próximo ao Ifma, no Monte Castelo, o CAPS III é um serviço de saúde aberto e comunitário do Serviço Único de Saúde (SUS), com uma equipe multiprofissional para tratamento de pessoas com transtornos mentais, psicoses, neuroses graves e persistentes e demais quadros que justifiquem sua permanência num dispositivo de atenção diária.
Os CAPS são instituições destinadas a acolher os pacientes com transtornos mentais, estimular sua integração social e familiar, apoiá-los em suas iniciativas de busca da autonomia e oferecer-lhes atendimento médico e psicológico. A perspectiva é de garantir um modelo assistencial de melhor qualidade no acolhimento das pessoas com transtornos mentais e usuários de crack e outras drogas.
A coordenadora do CAPS III, Ana Gabrielle Guterres, explicou que o atendimento no centro é garantido após o paciente passar por uma avaliação. “Depois do acolhimento, dependendo da necessidade, os casos são encaminhados para os CAPS, ambulatórios ou unidades de saúde que façam parte da Estratégia Saúde da Família, além das clínicas conveniadas ao SUS”, explicou.
Atendimento diferencial - O atendimento no CAPS III é feito por psicólogos, psiquiatras, enfermeiros, assistentes sociais e terapeutas ocupacionais. A unidade possui cinco enfermarias climatizadas com rede de oxigênio e ar comprimido, banheiros adaptados para cadeirantes e equipamentos de suporte para monitoramento cardiorrespiratório.
“Nosso maior desafio é fazer a diferença no atendimento público na área de saúde”, declarou o secretário de Saúde, Ricardo Murad. “Estamos cumprindo as metas, inaugurando hospitais e Unidades de Pronto Atendimento, ações que atendem com qualidade a população. Agora, estamos investindo na saúde mental, garantindo um serviço de apoio a crianças, jovens, adultos, anônimos que precisam de cuidado nessa área”, destacou.
No CAPS Dr. Bacelar Viana também serão promovidas oficinas terapêuticas de salão de beleza, artesanato e atividades relacionadas às ações de reciclagem e geração de emprego e renda. A solenidade de inauguração contou com a presença de secretários estaduais da Juventude, André Campos; de Articulação de Políticas Públicas, Israel Ferreira; da Mulher, Catharina Bacelar; Minas e Energia, Ricardo Guterres; do Trabalho e Economia Solidária, Antonio Heluy; de Assuntos Políticos, Hildo Rocha; Desenvolvimento Social, Chico Gomes; Cultura, Luís Henrique Bulcão; Direitos Humanos, Luisa Oliveira; e do chefe da Casa Militar, José Ribamar Vieira.
Ainda na área de psiquiatria, o governo estadual inaugura na quarta-feira (25) o SPA do Hospital Nina Rodrigues. O espaço funcionará 24 horas, garantindo mudança no modelo assistencial e melhor qualidade no acolhimento das pessoas com transtornos mentais. (Claudia Martins)
Publicado em Política na Edição Nº 14312
Comentários