O governador em exercício, José Joaquim Figueiredo dos Anjos, faz entregas nesta sexta-feira (26) na Baixada Maranhense. Em seu primeiro compromisso, José Figueiredo participa do lançamento da pedra fundamental da Academia Vianense de Letras, no município de Viana. Depois, inaugura uma fábrica para quebradoras de coco. Em seguida, acompanhará as obras realizadas pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra), no perímetro urbano.
Reafirmando o compromisso com a memória, educação e cultura dos maranhenses, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secma), lança a pedra fundamental da Casa Anica Ramos, que será sede da Academia Vianense de Letras (AVL). “Iremos laçar a pedra fundamental, que era um pleito muito antigo. Estamos dando a importância devida à Baixada Maranhense, que passou muito tempo esquecida”, afirmou José Joaquim.
O termo de compromisso para a viabilidade da primeira etapa da construção da Casa Anica Ramos (teatróloga e tradutora) foi assinado no dia 18 de julho. “A atenção do Governo e Secretaria de Cultura com o povo vianense é muito importante. Essa receptividade foi fundamental para a celeridade do processo da construção desse espaço em Viana”, comentou a Presidente da AVL, Maria de Fátima Cordeiro.
A edificação tem fomento da Lei de Incentivo à Cultura e será realizada no terreno situado na Rua Professor Antônio Lopes, esquina com a Rua Cônego Hemetério, doado pelo Poder Executivo Municipal de Viana.
O governador em exercício também vai entregar uma fábrica para as quebradeiras de coco da região para fazer óleo e outros elementos advindos do produto.
Vistoria
Concluindo a agenda no município de Viana, o governador em exercício também acompanhará as obras realizadas pela Sinfra, no perímetro urbano.
“Estamos atuando de maneira contínua na manutenção das rodovias maranhenses. Esse é o foco das nossas equipes nesse segundo semestre: garantir que nossas estradas estejam com boas condições de trafegabilidade e fazendo as correções necessárias. Vamos continuar com esse ritmo, para que o nosso Maranhão seja um lugar com oportunidades de investimentos e que as nossas estradas possam levar esse desenvolvimento para outras localidades”, enfatizou Clayton Noleto, secretário de Estado de Infraestrutura.
A Sinfra está com equipes trabalhando em vários trechos da MA-014, realizando serviços de manutenção e conservação da pavimentação, beneficiando várias comunidades ao longo da via.
Litorânea
Como parte da agenda de compromissos em seu primeiro dia como governador em exercício do do Maranhão, o presidente do Tribunal de Justiça do estado, desembargador José Joaquim Figueiredo dos Anjos , vistoriou nesta quinta-feira (25) duas obras em andamento na cidade de São Luís: a de construção do Complexo Ambiental no Parque Estadual do Sítio do Rangedor e a do prolongamento da Avenida Litorânea.
José Joaquim Figueiredo destacou a dimensão das duas obras. O roteiro da vistoria foi iniciado no canteiro de obras do Complexo Ambiental do Rangedor. “É uma grande surpresa. Eu não tinha conhecimento da grandiosidade dessas duas obras”, frisou.
A construção do Complexo é da categoria de Unidade de Conservação do grupo Proteção Integral, no qual é permitido obras que resguardem os tributos naturais, pistas ecológicas e uso do espaço como turismo ecológico.
O espaço contará com praças, cerca de 6 km de pista de caminhada e ciclovia, trilhas naturais, playground, academia ao ar livre, quadras poliesportivas e espaços de convivência. As obras estão avançadas e a primeira etapa deve ser entregue no dia 8 de setembro, em comemoração ao aniversário de 407 anos de São Luís.
Prolongamento da Litorânea - Em seguida, o governador em exercício conheceu de perto o andamento das obras de prolongamento em 1.800 metros da Avenida Litorânea.
Ao lado do presidente da Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB), Lawrence Mello, do secretário Rodrigo Lago (Comunicação e Assuntos Políticos) e outras autoridades, Joaquim Figueiredo percorreu toda a extensão da obra.
Orçada em mais de R$ 140 milhões, na obra de prolongamento já foram finalizadas a construção do muro de contenção e o assentamento dos tubos que irão receber águas pluviais. Com o início da estiagem, os operários agora deram início à construção da base dos pilares das pontes na foz dos Rios Claro e Pimenta. Ao todo serão construídos 16 pilares em cada ponte.
Com investimento de mais de 140 milhões, o prolongamento da Avenida Litorânea tem previsão de entrega para dezembro de 2019. A obra compõe a primeira fase para a implantação do novo corredor de transporte, o BRT (Ônibus de Transporte Rápido), que vai interligar os municípios de São Luís, Raposa, Paço do Lumiar e São José de Ribamar, diminuindo o tempo de percurso entre os municípios da Grande Ilha em até 40 minutos. A previsão de entrega do BRT é dezembro de 2020.
Para o governador em exercício Joaquim Figueiredo, o prolongamento da Litorânea certamente vai melhorar o fluxo de pessoas e veículos em São Luís e nas cidades circunvizinhas. Ele também agradeceu a oportunidade de ocupar por dois dias a chefia do executivo estadual.
“É um trabalho bastante promissor. Eu quero agradecer mais uma vez essa oportunidade do chefe de Estado, que nos permitiu assumir interinamente o Governo do Estado e conhecer de perto essas duas obras fantásticas”, ressaltou Joaquim Figueiredo.
Comentários