Governador Flávio Dino, vice-governador Carlos Brandão e secretários de Estado receberam, na tarde dessa quinta-feira (27), representantes do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB)

O governador Flávio Dino recebeu, na tarde dessa quinta-feira (27), representantes do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), também conhecido como Banco dos BRICS. Junto ao vice-governador Carlos Brandão, e secretários de Estado, o governador apresentou ao vice-presidente da instituição, o chinês Xian Zhu, projetos e demandas da Infraestrutura no Maranhão, principalmente no que se refere a rodovias importantes para o escoamento da produção agrícola, com a finalidade de financiamento.

O Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), instalado na cidade chinesa de Xangai, é resultado de uma articulação entre Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, atuando como uma alternativa a outros bancos internacionais. Foi um diálogo inicial com o Governo do Maranhão, mas animador, considerando o interesse do Branco dos BRICS em financiar projetos de infraestrutura.
"Os BRICS são uma articulação inovadora da qual o Brasil faz parte, de países que têm uma economia em franca ascensão, com um papel destacado e crescente no mundo. Em razão do fortalecimento dessas nações, houve a constituição de um Banco de Desenvolvimento próprios dos BRICS, que é uma instituição nova, que tem concordância com a visão de trabalho que o Maranhão tem", situou o governador Flávio Dino.
Ele avalia que esta tenha sido uma grande oportunidade para o estado, quando foi mostrada a sua realidade econômica e suas potencialidades e apresentado o planejamento da gestão para qualificar a infraestrutura física e social, a fim de que o estado possa alcançar patamares mais altos de geração e distribuição de riqueza por intermédio de políticas sociais.
"Foi uma oportunidade de falar sobre o Porto do Itaqui e seu crescimento, sobre a infraestrutura rodoviária que nós estamos consolidando, os investimentos que nós temos na verticalização de cadeias produtivas, visando diversificar a base econômica do estado para que esta instituição, ao ter conhecimento, manifeste o interesse, como de fato manifestou, de nos ajudar com o financiamento", pontuou Flávio Dino.
O governador ainda lembrou a importância do financiamento internacional. "Nós temos recursos próprios do estado, temos operação de crédito já contratada e em contratação com várias instituições brasileiras, e, aos mesmo tempo, necessitamos de instituições internacionais e é isso que estamos buscando nesse momento. Temos feito uma sequência de reuniões visando apresentar projetos para que essas instituições de crédito se interessem em financiar nossos projetos".