O governador Flávio Dino reuniu-se em Brasília com a presidenta da Caixa Econômica Federal, Mirian Belchior, para apresentar dois projetos habitacionais fundamentais para o Maranhão. Com o objetivo de diminuir o déficit habitacional do Estado (hoje o maior do país), Dino propõe iniciativas conjuntas do Governo do Estado e do Governo Federal em moradia urbana e rural.

Para garantir aos maranhenses que residem no campo moradia digna, eliminando progressivamente as casas de taipa e palha, o governador quer investir fortemente em habitação rural. À Caixa Econômica, que executa o Plano Nacional de Habitação Rural, o governador do Maranhão apresentou os índices de exclusão habitacional do Estado e ratificou a prioridade que deve ser dada ao caso maranhense.
Com recursos do Tesouro Estadual, já em 2015, serão construídas 1.000 casas nas zonas rurais dos municípios com menor Índice de Desenvolvimento Humano – que fazem parte do Plano de Ações ‘Mais IDH’, encampado pelo Governo do Estado. Esta é a primeira contrapartida estadual para reduzir a falta de habitação no Maranhão para complementar a política nacional do PNHR. O governador informou ainda a Mirian Belchior que pretende ampliar investimentos do recurso do Tesouro com parceria com a Caixa Econômica – realizando ações complementares.
Para São Luís, Flávio Dino, o secretário de Representação Institucional Ricardo Cappelli e o secretário-adjunto de Habitação do Maranhão, Adilon Leda Filho, relataram o projeto do Governo do Estado de reabitação do Centro de São Luís – incluindo o Centro Histórico e os bairros vizinhos. O objetivo é reocupar as áreas urbanas que foram abandonadas ao longo dos anos e dar acesso a milhares de ludovicenses que hoje vivem em submoradias na capital.
Mirian Belchior mostrou empenho em contribuir com a melhoria dos indicadores habitacionais do Maranhão. Após a reunião de trabalho, ela destacou a organização e o empenho da atual administração na condução das políticas habitacionais. “Ficamos felizes em saber que o Estado está participando ativamente e financiando novas construções com recursos próprios. Nossa equipe está à disposição do Governo do Maranhão para avançar nos projetos conjuntos para o Estado”, disse a presidenta da Caixa.