Sob a coordenação do titular da Secretaria de Estado Extraordinária da Região Tocantina - SEERT, Luiz Carlos Porto, gestores de diversos órgãos do Governo do Estado estiveram reunidos na tarde da última segunda-feira (2), no auditório da UEMASUL, quando debateram e apresentaram ações de suas respectivas pastas.
Ao abrir a reunião, Pastor Porto agradeceu a presença de todos afirmando que "essa experiência acontece no Governo do Estado, quando o governador Flávio Dino reúne mensalmente os secretários para exporem suas ações", disse Porto, observando que o resultado do encontro será levado ao conhecimento do governador.
Primeiro a se apresentar, o superintendente regional de Turismo, Beto Kelnner, fez uma amostragem do programa "Existe um Maranhão que você precisa conhecer", que chama atenção dos turistas para as belezas da Chapada das Mesas, que incluiu os municípios de Carolina, Riachão e Estreito.
Vinculada a Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e com jurisdição sobre 15 municípios, o gestor da AGERP, Humberto Franco Nascimento destacou as dificuldades que o órgão enfrenta, pois, segundo ele, a maioria dos municípios não tem uma secretaria municipal de Agricultura, o que acarreta mais trabalho para o órgão.
Licenciamento ambiental industrial, rural, agrossilvipastoril, são ações que já vem sendo desenvolvidas pela Superintendência Regional do Meio Ambiente. O engenheiro florestal Israel Gomes Morais, superintendente regional da SEMA fez explicações sobre os sistemas, a exemplo do GED - Gerenciamento Eletrônico de Documentos.
Com jurisdição sobre 14 municípios, a gestora da AGED, Fernanda Rolim observou que a região tocantina possui o maior rebanho bovino do Maranhão, com cerca de 1,2 milhão de cabeças. Disse que o órgão tem como principal atividade, exercer a defesa sanitária animal e vegetal. Informou que o órgão desenvolve vários programas em parceria com o Ministério da Agricultura.
A CAEMA possui jurisdição sobre 15 municípios, conforme informou o gerente regional Luciano Costa. São 627.118 ligações ativas nestes municípios. Segundo Luciano Costa a produção de água recebida do rio Tocantins gira em torno de 96 mil litros por dia. "Com mais 18 poços garantimos o abastecimento da população", disse Costa.
Apresentaram suas ações ainda na área da segurança, o comandante do 3º BPM, Paulo Alfredo Donjie, e no setor de educação, o vice-reitor da UEMASUL, Expedito Barroso. De acordo com o Tenente-Coronel Donjie, o índice de homicídio foi reduzido, enquanto Barroso garante que o governador Flávio Dino tem mantido seu compromisso com a educação em todos os níveis. (Domingos Cezar)
Comentários