Propor ações para que as redes de ensino sejam integradas por escolas autônomas que garantam o ingresso, a permanência e o sucesso de todos os alunos, gerenciados por diretores tecnicamente competentes e eticamente comprometidos. Este é o principal foco do Programa Gestão Nota 10, fruto da parceria entre a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e o Instituto Ayrton Senna (IAS) e implementado na rede estadual de ensino desde janeiro de 2010.
Atualmente, o programa atende 578 escolas da rede estadual de ensino, em 160 municípios do estado, distribuídos nas 19 Unidades Regionais de Educação (UREs), o que corresponde ao número aproximado de 179.088 alunos. Esses números sinalizam a abrangência do GN10 e a decisão do Governo do Estado de instituí-lo como política de gestão educacional.
Em 2010, o GN10 elaborou um diagnóstico sobre a realidade do ensino fundamental no estado, no sentido de oferecer à Seduc informações seguras quanto ao cumprimento do calendário escolar, frequência dos alunos e professores, quantitativo de alunos em situação de distorção idade/série e alunos não-alfabetizados, buscando assim, identificar a realidade educacional da rede pública por turma, por escola, por município e por Unidade Regional de Educação (URE’s) de forma sistemática e continua. Com base no diagnóstico elaborado pela Seduc e o IAS, também foi possível mapear o “Perfil do Gestor Escolar da Rede Estadual de Ensino”, baseado em características profissionais, consideradas primordiais para o exercício da função.
O documento aponta aspectos qualitativos e quantitativos referentes ao perfil dos gestores, o que permitirá à Seduc, ter subsídios técnicos para tomada de decisão em relação à organização do trabalho do gestor, oferta da formação continuada, bem como suas atribuições nos centros de ensino.
Para Rita Paulon, gerente de projetos do IAS, a parceria com a Seduc foi fundamental para que ao final de um trabalho que demandou tempo e habilidade, fosse apresentado o perfil do gestor escolar no Maranhão. De acordo com ela, esse resultado é fruto de um trabalho realizado na gestão e na condução dos trabalhos realizados pelos próprios coordenadores regionais.
“Os gestores são responsáveis em implementar as nossas metas, para que possamos alcançar índices melhores para a educação no Maranhão. Há um interesse muito grande por parte do Instituto Ayrton Senna em investir na educação do estado, pois estamos muito felizes com os resultados alcançados”. Destacou.
Segundo a coordenadora do GN10 na Seduc, Ana Paula Pires, o programa trabalha com foco no direito de aprender de todo aluno matriculado na rede estadual de ensino. A realidade diagnosticada é expressa em indicadores que apontam o nível de proficiência dos alunos, a distorção idade/série, os índices de reprovação, repetência e infrequência escolar – aspectos que refletem diretamente na qualidade do ensino das escolas estaduais.
“Realizamos um trabalho de acompanhamento dos indicadores educacionais por escola, pautado na elaboração e execução do plano de metas de cada escola atendida pelo GN10, assim, tivemos a oportunidade de fazer as intervenções técnico-gerenciais e pedagógicas no decorrer do ano letivo em cada escola atendida”, destacou.
FORMAÇÃO - Este ano, a Seduc está intensificando a formação dos coordenadores regionais e escolares, supervisores de acompanhamento técnico-gerencial, técnicos da secretarias e gestores das UREs para execução das ações do programa na rede pública estadual de ensino. Até o final do ano serão realizadas seis etapas de formação a serem cumpridas em todas as Unidades Regionais de Educação. “Esta nova etapa de capacitação inicial e de alinhamento com os gestores regionais e demais setores da Seduc será imprescindível para que possamos cumprir a meta de formar 100% de todos os responsáveis pelas ações do GN10, estabelecida pelo Instituto Ayrton Senna, bem como o alinhamento dessas ações a partir do seu eixo gerencial”, concluiu a secretária adjunta de Ensino da Seduc, Graça Tajra. (Nielsen Furtado)
Publicado em Política na Edição Nº 14159
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