Candidato ao Senado, Gastão Vieira, com lideranças da região do Médio Mearim

Um encontro de amigos. Foi assim que o deputado federal e candidato ao Senado, Gastão Vieira, definiu a reunião realizada na última terça-feira em Pedreiras, na região do Médio Mearim. No encontro, que reuniu professores, gestores, prefeitos, ex-prefeitos e lideranças políticas e comunitárias de 13 municípios da região, Gastão Vieira agradeceu o apoio e falou da educação no Maranhão.

“Quero dizer que a educação no Maranhão não é a pior educação do Brasil. Isso é discurso, é ofender vocês, é ofender a nossa autoestima. No país hoje só tem três estados que se destacam na educação fundamental e média. Os três estados que têm na Prova Brasil o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) 6. O campeão é o Ceará e os outros estados são o Tocantins e Minas Gerais. O Maranhão tem que melhorar seus índices, é claro, mas não somos os piores”.
Gastão Vieira disse estar preocupado com a educação em São Luís. “Estou muito preocupado com a proposta de educação do nosso opositor, que é vice-prefeito da capital, porque eles tomaram conta da educação de São Luís e a educação da capital vive, há quase dois anos, um caos absoluto. Três meses de greve, existe uma defasagem de série enorme e não tem uma proposta para melhorar esses índices e para pôr fim à paralisação dos professores”.
É preciso levar a sério o ensino de nossas crianças, disse o candidato, e isso só será possível investindo pesado na educação fundamental, “todo mundo fala em escola de tempo integral, como se isso fosse a salvação da educação no Brasil. Mas não adianta falar de escola em tempo integral se o aluno não souber ler e não souber escrever. O problema é na entrada, nós temos de cuidar da base que essas crianças terão quando entrarem na escola. Aí sim nós teremos alunos que concluirão o ensino fundamental com 8 anos e vão entrar no ensino médio com a idade correta. E daí pra frente as coisas seguem seu rumo normal, que é entrar numa universidade e garantir qualificação para o mercado de trabalho”.
O candidato ao Senado também falou da importância de valorizar e incentivar os jovens que estão entrando nas universidades. “São esses jovens que estão entrando na educação, na licenciatura, nos cursos de Letras, de Pedagogia, são esses jovens que precisamos atrair para serem os nossos parceiros nesse desafio de transformar a educação no Brasil”.
Gastão Vieira também lembrou a sua luta para aumentar o número de universidades no Maranhão. “Eu tenho orgulho de dizer que, quando entrei na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, o Maranhão tinha apenas dois Institutos Federais de Ciências e Tecnologia e tinha dois campi da UFMA no interior do estado. Hoje nós temos 28 IFMAs, inclusive o de Pedreiras, que eu tive o orgulho de defender na Comissão de Educação”.
No final do encontro, Gastão Vieira agradeceu o apoio de todos na corrida ao Senado e falou do sonho que compartilha com os moradores da região do Médio Mearim. “Me ajudem a construir o sonho de ser senador. Vocês sabem qual é o sonho que vamos construir juntos: trazer uma faculdade de Medicina da UFMA para Pedreiras. Nós vamos trabalhar para isso”, finalizou. (Assessoria)