Iniciando a segunda fase da campanha para conseguir apoio político em torno da aprovação do pedido de plebiscito do Maranhão do Sul, a Frente Popular Pró Maranhão do Sul esteve reunida na tarde de segunhda-feira na Associação Comercial, quando decidiu pela realização do primeiro evento público da campanha. Será a realização do I Encontro Estudantil Pró Maranhão do Sul, evento que acontecerá dia 16 de agosto a partir das 16 horas na Praça de Fátima. Aintenção dos integrantes do movimento é realizar neste mesmo dia, outros encontros nos municípios vizinhos.
“Se não houver condições, esperamos contar com representantes dos estudantes de toda a região do possível mapa do novo estado”, disse Láercio de Castro.
Ainda de acordo com o jornalista, após este encontro, será iniciada nos 49 municípios, campanha de assinatura de um abaixo assinado para ser enviado à Brasília. “Queremos que a população dos municípios se envolvam neste processo, afinal, estamos trabalhando em uma frente popular sem cunhos políticos e sim pensando neste projeto”.
Na reunião de segunda, foi acertado ainda que o pedido de audiência com o presidente do senado José Sarney. Na mesma reunião foi mantido contatos com os assessores do senador e informado sobre a decisão e o pedido.
“Mostramos aos assessores a necessidade de uma audiência entre o senador e membros da frente, haja vista que apesar de comentários sobre o apoio do senador maranhense, isso ainda não foi tornado público e queremos não apenas este anúncio, mais o empenho do senado para que o projeto seja incluído e aprovado pelos senadores”, destacou o coordenador da frente Willian Marinho.
Para ele é importante que o senador eleito pelo Amapá, entenda que não estará criando municípios e sim, autorizando a população a se manifestar sobre o novo estado. “É neste princípio que esperamos conseguir o apoio do presidente do senado, sabemos que ele tem um sentimento em prol do estado e que por isso, não queira a divisão, no entanto, vamos mostrar a ele a importância do gesto em aprovar a autorização do plebiscito e deixar a população decidir se querem ou não dois estados”, afirmou.
Além destes dois passos definidos na reunião, membros da frente estarão participando do seminário que o governo do estado estará promovendo na sexta-feira quando pedirão o apoio de cada prefeito, vereador e lideranças dos municípios participantes do encontro. “Vamos atacar em várias frentes, precisamos do apoio e do empenho de todos nesta causa que é de todos nós que moramos nesta parte do estado”, comentou Mara La Rocque, do movimento.
Publicado em Política na Edição Nº 14161
Comentários