O deputado Lourival Mendes confirmou ontem pela manhã a realização da solenidade oficial de instalação da Frente Parlamentar em Defesa da Criação do Maranhão do Sul para o próximo dia 7, às 16 horas, na sala de comissões na Câmara dos Deputados. O parlamentar, que é presidente da Frente, confirmou ainda que a maioria dos duzentos e sete integrantes estará presente na sessão, que deverá, inclusive, contar com a presença do presidente da Câmara, Marco Maia.
A iniciativa do deputado foi fruto de articulação feita pelo Comitê e a Frente Popular Pró-Maranhão do Sul e acolhida pelo parlamentar, sendo considerado o grande passo desta nova etapa do movimento em torno de conseguir a autorização para a realização do plebiscito no Estado.
À noite, ainda em Brasília, será realizada reunião com a bancada maranhense na Câmara e no Senado. Estão previstas as presenças do presidente do Senado, José Sarney, e o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, autor do projeto em tramitação no Senado.
Desde o início da semana, os dois comitês estão convidando representantes de entidades, empresários, lojistas, jornalistas, prefeitos e vereadores a participarem do ato. “Estamos convidando as representatividades no sentido de que possamos mostrar aos deputados que o movimento não é um fato isolado e que a população da região quer esta autorização”, destacou Fernando Antunes, que está mobilizando os integrantes do comitê pró Maranhão do Sul e a Maçonaria, que inclusive já confirmou presença de representantes.
Por outro lado, o jornalista William Marinho, que coordena a Frente Popular, informou que outras entidades estão assegurando presenças e, para facilitar, a frente conseguiu alugar um ônibus executivo para a viagem. “Estamos viabilizando apoios e sabemos o quanto é difícil para muitos estarem presentes em função do alto valor cobrado nas passagens de avião, por isso mesmo formamos pedidos à Associação Comercial, empresários, classistas e a deputada Valéria Macedo e outros para o pagamento do transporte que será gratuito para representantes de entidades estarem presentes”.
Ontem à tarde, foi realizada mais uma reunião da Frente e do Comitê para acertar os detalhes da viagem, bem como custos e a lista dos que estarão presentes, que será enviada para a Câmara dos Deputados e o cerimonial do jantar com a bancada à noite. “Tudo está seguindo de forma oficial e, por isso, continuamos convocando representantes dos municípios e de Imperatriz para se incorporarem ao movimento, que hoje conta com a CDL, ACII, jornalistas, maçons, prefeito (Alex Santos representando a AMRT) e faltam os vereadores, assim como o sindicato do comércio, rural e varejo e estamos solicitando aos presidentes destes sindicatos apoios”.
Também será solicitado ao prefeito Madeira, autor do projeto de decreto legislativo, que esteja presente em Brasília, além de apoiar os dois movimentos. “Nada mais natural que o prefeito Madeira estar presente e apoiando o movimento, afinal o decreto 947, que pede a autorização do plebiscito, é de sua autoria, quando deputado. Também queremos as presenças de todos os deputados estaduais da região”, finalizou Marinho.
Publicado em Política na Edição Nº 14267
Comentários