O pré-candidato do PCdoB ao governo do Estado, Flávio Dino, abraça Francisco Melo, durante encontro realizado na última sexta-feira em Pedreiras

Raimundo Primeiro

O coronel da reserva da Polícia Militar do Estado do Maranhão (PM-MA), Francisco Melo, 58, informou, na manhã de ontem, que a sua pré-candidatura a deputado estadual pelo Partido Solidariedade (SDD) tem recebido apoio de diversas lideranças classistas e comunitárias de Imperatriz, municípios tocantinos e de outras regiões maranhenses.
"Após a minha aposentadoria, em razão de forte identidade com a política, vou procurar dar continuidade a esse trabalho, na área da segurança pública, da educação e da saúde, com um mandato político, procurando fazer aquilo que o poder técnico me limitou a fazer. Com um mandato, vai ser possível colocar em prática a segurança pública da população de um modo geral e dos profissionais do setor, principalmente os policiais militares, os bombeiros militares e os policiais civis, esquecidos pelo governo do Estado", diz.
"As visitas visam reforçar o nosso compromisso com o desenvolvimento do Estado, entrando em contato com as mais diversas lideranças, além da população, tendo em vista que a minha missão será trabalhar em prol de melhorias para os maranhenses", reforça Melo, acrescentando ter se preparado ao longo dos últimos anos para ocupar com "competência e dinamismo uma vaga na Assembleia Legislativa do Estado".
A propósito, Francisco Melo afirmou: "Ajudarei na consolidação das metas populares numa eventual vitória", frisa, atribuindo o crescimento da sua pré-candidatura ao desejo por mudanças demonstrado pelo povo maranhense e as propostas que ele tem apresentado durante os encontros com correligionários e lideranças.
Segundo Francisco Melo, uma de suas principais propostas é o aparelhamento das polícias Militar e Civil do Estado, tendo em vista que, dos 217 municípios maranhenses, 196 não têm delegacia, nem um prédio da Polícia Militar. "Esses municípios são custeados pelos próprios prefeitos, então nós queremos reverter esse quadro, pois segurança pública é dever do Estado, que tem de proporcionar melhores condições de trabalho aos policiais que trabalham nas regiões mais distantes".
Quem é Francisco Melo - O coronel Francisco Melo ingressou nos quadros da Polícia Militar do Maranhão em abril de 1974 e entrou para a reserva em abril de 2014. Antes, esteve no Exército Brasileiro. Por cerca de 40 anos, atuou na vida pública, ocupando cargos na segurança pública, tendo, inclusive, sido comandante da Polícia Militar do Estado do Maranhão e secretário chefe da Casa Civil, durante a gestão do ex-governador Jackson Lago (PDT). Foi comandante do Terceiro Batalhão de Polícia Militar, localizado em Imperatriz.
O pré-candidato Francisco Melo é formado em Direito, com vários cursos de especialização em segurança pública; possui MBA em Gestão do Executivo pela USP; pós-graduação em Ciências Penais e há 4 anos é professor da Faculdade de Imperatriz (Facimp). Já disputou três eleições, sendo uma ao cargo de prefeito de Imperatriz.