Franciscano recebe cidadania maranhense hoje na Assembleia Legislativa

A Assembleia Legislativa do Estado entrega, nesta quarta-feira (6), Título de Cidadão Maranhense ao empresário e ex-prefeito Francisco Santos Soares, natural do Piauí. O Projeto de Resolução é de autoria do deputado estadual Roberto Costa (PMDB), que justificou, em pronunciamento na tribuna, a honraria pelos relevantes serviços prestados pelo homenageado ao Maranhão.

Segundo Costa, o Título homenageia o empresário e, ao mesmo tempo exemplifica o trabalho desenvolvido por Franciscano quando foi prefeito do município de São Francisco do Brejão por oito anos, tendo deixado o cargo com mais de 80% de aprovação.
A sessão solene de entrega do Título acontecerá na manhã de hoje e será presidida pelo presidente Humberto Coutinho. A mesa deverá ser composta pelo homenageado, pelo deputado autor do projeto Roberto Costa, além de deputados que integram a mesa diretora.
Ontem, Franciscano, emocionado, falou sobre sua trajetória de vida até chegar a ser reconhecido hoje como um dos maiores pecuaristas da região. Disse que veio de família humilde, chegou em Imperatriz em 1967 e aqui instalou seu primeiro empreendimento, um armazém de secos e molhados, depois uma indústria de beneficiamento de arroz, uma serraria, mas conta que foi na pecuária que encontrou seu caminho no que mais gosta de fazer.
“Foram anos de lutas de um piauiense que veio predestinado a crescer junto a Imperatriz e esta região. Não foram fáceis os dias. Mas, com determinação, começamos a trabalhar primeiro com um armazém, depois com uma usina de beneficiar arroz, uma serraria e por último no setor que mais me identifiquei e que permaneço até hoje, que foi na pecuária”, frisou.
Franciscano foi um dos fundadores e presidente da Associação Comercial por três mandatos; um dos fundadores e presidente do Sindicato Rural; presidente das Loja Maçônica Firmeza e Humanidade e Fraternidade; do Rotary Club de Imperatriz; da Associação dos Municípios da Região Tocantina; diretor da Famem e prefeito por dois mandatos de São Francisco do Brejão.
É casado com Maria Peixoto e pai de Rosiane, Rosimar, Maristela, Soraia e Francisco Junior e tem oito netos. Antes ele já havia recebido o título de Cidadão Imperatrizense. “Tenho orgulho de ser imperatrizense, da minha família e agora de ser cidadão maranhense. Aqui construí minha vida, meus filhos e estou criando meus netos. Só tenho a agradecer a Deus por tudo isso. Sinto-me muito feliz”, disse emocionado.