Hemerson Pinto
Após anos de luta pelo avanço das 14 comunidades ligadas direta ou indiretamente pela estrada que leva de Imperatriz ao município de Cidelândia, também no Maranhão, o Fórum de Defesa da Cidadania e do Desenvolvimento da Estrada do Arroz aguarda a próxima quinta-feira para presenciar a assinatura da ordem de serviço que garantirá o asfaltamento da MA-123. Segundo o Fórum, o ato que deverá ser feito pelo secretário de Estado de Infraestrutura, Luís Fernando Silva, marcará o início de novas conquistas.
“Representa esperança, mais esperança. Pois a gente sofreu bastante pra ver isso chegar e agora vemos que a realidade está prestes a chegar. O asfaltamento trará muitos benefícios, mas desde que seja uma estrada feita com qualidade”, comenta a presidente do Fórum da Estrada do Arroz, Maria de Lurdes. Moradora do povoado Olho D’Água dos Martins, um dos maiores a ser cortado pela estrada, dona Lurdes explicou o que motivou a criação do movimento: “Foi a necessidade de organizar a nossa luta”.
As primeiras reuniões, lembra ela, aconteceram no ano de 2009, “e em 2011 assinamos a ata que oficializava a criação do nosso Fórum”, diz, afirmando que o movimento é composto por professores, religiosos, donas de casa, estudantes, quebradeiras de coco, lavradores, grupos de jovens, movimentos de mulheres e de idosos, entre outros grupos organizados, que atuam nos povoados ao longo dos quase 70km de estrada.
Entre a sede do município de Imperatriz e o povoado Petrolina, no limite entre Imperatriz e Cidelândia, a Estrada do Arroz tem cerca de 50 km. Segundo a presidente do Fórum, nos dois anos de existência da entidade, algumas conquistas podem ser destacadas: “Foi graças à nossa luta que conseguimos o poço artesiano para o povoado Olho D’Água, em 2011, a construção da ponte do Riacho Angical, em 2013, e a recuperação de pontes e de alguns trechos. Após a assinatura da ordem de serviço, dona Lurdes garante: “Vamos aguardar o asfaltamento, e quando estiver tudo pronto, vai contribuir com o escoamento da nossa produção e o surgimento de novas oportunidades de emprego. Ora, se temos uma fábrica se instalando na margem da estrada, outras podem chegar depois da estrada asfaltada”, diz.
A assinatura da ordem de serviço da Estrada do Arroz está marcada para as 10h de quinta-feira, 13, no pátio da Comunidade Nossa Senhora de Fátima, povoado Coquelândia, a 38 km da sede do município.
Comentários