A pedido do deputado federal Chiquinho Escórcio, órgãos ligados às áreas de segurança, transporte, saúde e assistência social se reuniram na tarde de ontem, no auditório da Secretaria Municipal de Educação, para discutirem estratégias de atuação imediata no atendimento às pessoas atingidas pela enchente dos riachos de Imperatriz no início da semana.
O encontro, liderado pelo deputado e pelo prefeito Sebastião Madeira, contou com a participação de representantes do Ministério da Saúde, Gerência Regional de Saúde e Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado, Polícias Rodoviária Federal e Militar, Defesa Civil estadual e municipal, Corpo de Bombeiros, DNIT, secretários municipais, vereadores e empresas da iniciativa privada.
Madeira comentou que 'pela primeira vez em Imperatriz a comunidade não está desabrigada pela cheia do rio Tocantins, mas pelos seis riachos que cortam a cidade de uma ponta a outra'. Pela quantidade de famílias com prejuízos materiais e pela previsão de mais chuva, o prefeito frisou que foi decretado estado de emergência também na tarde de ontem.
"Quero agradecer a iniciativa do deputado Chiquinho Escórcio, que desde o domingo tem nos dados apoio em Brasília e que se dirigiu até aqui para dividir a preocupação e procurar as medidas mais viáveis. Até o momento, não tínhamos mensurado o tamanho do prejuízo. Depois de concluídos os relatórios das áreas da Defesa Civil, Sedes, saúde e infraestrutura e mantidos contatos diretos com as pessoas atingidas, estamos decretando o estado de emergência para conseguir mais apoio das demais esferas administrativas no enfrentamento da situação vivenciada hoje em nossa cidade".
Em sua fala, Chiquinho Escórcio se solidarizou com a gestão municipal e afirmou que esse é um problema a ser enfrentado em conjunto com todos os órgãos públicos e também com a participação da iniciativa privada.
"Nesse momento devemos estar juntos, unidos. Até ontem, o prefeito Madeira dizia pra eu ficar em Brasília mobilizando reforços, mas fiz questão de vir à cidade pra cobrar e também trazer alternativas dos órgãos federais e estaduais. Não podemos deixar Imperatriz e toda a região nessa situação. Quero aqui costurar uma parceria, uma força-tarefa com todas as áreas e esferas, na saúde, segurança, transportes, infraestrutura e assistência social, que são os setores de atuação mais direta em situações como essa", afirmou o deputado ao cobrar como resultado da discussão um cronograma de ações imediatas de todos os órgãos envolvidos.
Medidas - Após a explanação de todos os órgãos presentes na reunião, que durou mais de duas horas, foram estabelecidas as principais medidas a curto e médio prazo, como o restabelecimento do tráfego na BR-010 entre os municípios de Açailândia e Imperatriz pelo DNIT; apoio financeiro do Ministério da Saúde à Secretaria Municipal de Saúde; apoio financeiro e doação de donativos da esfera privada (ali representada pela empresa Suzano Papel e Celulose); reforço na segurança pública na BR-010 pela PRF; reforço na segurança das áreas atingidas pela PM; monitoramento do rio Tocantins e riachos e resgate e salvamento da comunidade pelo Corpo de Bombeiros e Defesa Civil Estadual e Municipal; e assistência às famílias de baixa renda atingidas com aquisição, recrutamento e distribuição de alimentos, material de limpeza, colchões e móveis em geral pela SEDES.