Pelo posicionamento geográfico e por estar localizada às margens da rodovia BR-010, Imperatriz se tornou ao longo da história polo econômico e comercial das cidades que compõem a região tocantina. Nos últimos quatro anos, a economia local ganhou mais um reforço: a atividade industrial. Como resultado, novos investimentos são atraídos a cada dia.
Em comemoração à situação favorável, o Sindicato do Comércio Atacadista de Imperatriz (Sindicoma) homenageou empresários e personalidades que contribuíram para o crescimento do setor em Imperatriz. A confraternização ocorreu na última quinta-feira, 31, em uma casa de eventos da cidade.
Na ocasião, o vice-prefeito de Imperatriz, Luiz Carlos Porto, em nome do prefeito Sebastião Madeira, afirmou que o comércio é uma das marcas da cidade reconhecida por todo o país. “Em imperatriz temos algumas marcas, poucas, mas importantes cartões postais que identificam a nossa história, a nossa essência, a nossa existência. Uma marca importante da nossa cidade é a capacidade comercial e econômica. Os atacadistas são uma parte importante dessa característica, é uma parte da identidade”.
Para Porto, “quando se fala de Imperatriz tem que se falar na economia, no comércio”. Sobre o avanço observado em diversos setores, ele atribui ao trabalho da gestão municipal nos últimos quatro anos. “Hoje podemos afirmar que nossa cidade é uma das mais importantes do país nessa região, podemos comparar Imperatriz com o crescimento de cidades como Ribeirão Preto, Uberlândia, ou Garanhuns, pois o prefeito Madeira dedicou o trabalho do seu primeiro mandato para garantir que a cidade saísse do marasmo e avançasse. Para isso, resgatar a economia da cidade foi fundamental”.
Sobre o trabalho para os próximos anos, Porto ressaltou que Imperatriz ainda não atingiu a organização urbanística adequada, mas que alguns passos já foram dados nessa direção. “Imperatriz ainda não é a cidade dos nossos sonhos, mas está no caminho certo. Com o trabalho de todos, executivo, legislativo, judiciário, sociedade civil, alcançaremos a organização que pretendemos”.