Governador Flávio Dino durante participação na 11ª Convenção Nordeste de Cerâmica Vermelha

O governador Flávio Dino participou, na noite desta quinta-feira (13), da abertura da 11ª Convenção Nordeste de Cerâmica Vermelha e do 21º Encontro dos Sindicatos de Cerâmica Vermelha do Nordeste. Na solenidade, realizada na sede da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão - FIEMA, ele reafirmou o apoio do Governo do Estado para a continuidade de parcerias que visam o desenvolvimento do seguimento da indústria da cerâmica vermelha no Maranhão.

Em seu discurso, o governador destacou as dificuldades econômicas do atual momento do Brasil, sobretudo no que diz respeito ao desaquecimento da construção civil e o aumento do desemprego, e a importância de desenvolver atividades que gerem emprego e renda no Maranhão. Ele citou iniciativas do Governo para que o estado continue a andar na contramão da crise nacional, como a construção de 5 mil unidades habitacionais e programas como o Cheque Minha Casa - Morar Bem, que vai injetar R$ 20 milhões na construção de moradias.
Flávio Dino explicou que sua presença na 11ª Convenção Nordeste de Cerâmica Vermelha marca a importância do segmento, que gera 14 mil empregos diretos e indiretos no Maranhão.
"Por isso acolhi com muita alegria o convite, as propostas feitas pelo sindicato do segmento visando a celebração dessas parcerias para que haja a junção dos esforços do poder público provendo infraestrutura e incentivos para que os investidores privados acreditem ainda mais no Maranhão, e, com isso, consigam aumentar a produtividade, a competitividade dos seus produtos e gerar os benefícios sociais que nós buscamos", reiterou o governador.
De acordo com ele, é fundamental a continuidade do diálogo com o setor ceramista e todos os outros segmentos econômicos instalados no Maranhão que visam o desenvolvimento do estado. "O Brasil é maior do que o momento que está enfrentando. Precisamos do casamento imprescindível do setor público com privado", realçou Flávio Dino.
Realizado pelo Sindicato das Indústrias de Cerâmicas para Construção do Estado do Maranhão - Sindicerma, com o apoio da Fiema, a 11ª Convenção Nordeste de Cerâmica Vermelha segue até este sábado (15) com o objetivo de promover o intercâmbio entre sindicatos, associados, empresas do setor cerâmico e parceiros, viabilizando o acesso à informação e às novas tecnologias, trazendo para Maranhão o fortalecimento da cadeia produtiva.
O presidente da Fiema, Edílson Baldez, enfatizou que a presença do governador na abertura do evento significa o testemunho de parcerias que estão sendo desenvolvidas desde o começo dessa gestão. "Nós só acreditamos no desenvolvimento do estado quando existe essa disposição do poder público e da iniciativa privada. Isso tem acontecido e aqui é mais um desses eventos, é mais uma dessas propostas para o setor ceramista de que aqueles pontos que eles estão precisando para desenvolver suas atividades serão atendidos pelo Governo do Estado", afirmou o presidente da Fiema.
Também participaram da abertura da 11ª Convenção Nordeste de Cerâmica Vermelha e do 21º Encontro dos Sindicatos de Cerâmica Vermelha do Nordeste os presidentes do Sindicerma, Benedito Bezerra Mendes, da Associação Nacional das Indústrias de Cerâmicas - Anicer, Natel Henrique Farias de Moraes, além de empresários e instituições ligadas ao setor.