O governador Flávio Dino prestigiou na manhã desta terça-feira (16), no Hotel Brisa Mar, na Praia da Ponta da Areia, a abertura do Encontro dos Chefes de Organismos de Inteligência da Região Nordeste (Enchoi). Organizado pela Coordenação-Geral de Inteligência (CGI), seguindo as diretrizes da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), o encontro tem o objetivo de buscar a integração para a criação e aplicação de mecanismos que promovam a padronização das ações de inteligência no combate ao crime organizado.
“Este evento é de suma importância para as ações administrativas que estamos desenvolvendo na Segurança Pública no Maranhão. É salutar que possamos trabalhar de forma integrada e sistemática, pois somente assim conseguiremos o declínio das estatísticas criminais”, afirmou o governador Flávio Dino.
O secretário de Estado de Segurança Pública, delegado Jefferson Portela, também destacou a importância do evento para o Estado. “Para o Maranhão este encontro tem grande relevância, pois permite a integração, na área de Inteligência, entre todas as secretarias de segurança da Região Nordeste”.
Para o secretário, as ações do Serviço de Inteligência reforçam o enfrentamento direto e pontual à criminalidade. “Atualmente existem assaltantes de banco envolvidos com tráfico de drogas, mas que atuam no ramo hoteleiro, por exemplo, como foi recentemente detectado. Isso evidencia que a ‘engenharia do crime’ vem fortalecendo a capitação de recursos e diversificando sua base de atuação, tudo isso por meio de organizações criminosas, por isso necessitamos de uma inteligência integrada e atuante”, explicou.
Após a abertura oficial do evento, os técnicos da Senasp reuniram-se com representantes de todos os estados para repassar instruções sobre nivelamento de conhecimento e apresentar os novos meios de tecnologia que devem ser empregados nos serviços de inteligência, que produzem conhecimento e alimentam a operação policial.
Todos os chefes das Inteligências de Segurança Pública dos Estados do Nordeste permanecem reunidos em São Luís até esta quarta-feira (17).
Comentários