O governador Flávio Dino participou, na manhã dessa quinta-feira (9), no auditório do Parque Botânico da Vale, do ‘Encontro de Lideranças’, evento promovido para o corpo gerencial da empresa no Maranhão. Na ocasião, ele ministrou palestra acerca da experiência de governo à frente do Estado e dos desafios de ocupar cargos de liderança.
A palestra teve início com o governador Flávio Dino abordando a importância das experiências acumuladas – entre elas vitórias e derrotas – como elementos de aprendizado pessoal. De acordo com ele, a resiliência é fundamental para a superação de resultados. “Uma liderança exige certo nível de experiência, não se faz da noite para o dia. A derrota nos reconduz a falibilidade humana”, disse, citando passagens da sua trajetória política.
Durante a exposição, Flávio Dino citou a frase do pensador Sêneca: “Não existe vento favorável a quem não sabe onde deseja ir”, para destacar a importância de ter clareza nos objetivos e metas para poder alcançá-los. Ele explicou que havia no Maranhão um diagnóstico de apropriação dos recursos públicos por poucos, e sua gestão à frente do Estado está radicalizando esse modelo, implantando uma visão que pressupõe que todos sejam partícipes das políticas públicas, a exemplo de programas voltados para os que mais precisam como o Bolsa Escola, Força Estadual de Saúde, dentre outros. “Acho fundamental a clareza de metas e objetivos”, pontuou.
O governador ponderou, ainda, dentro do âmbito da gestão, a composição de aliados, com a formação de uma equipe de trabalho que seja polivalente, a distinção dos adversários e a avaliação dos resultados, que ele classificou em dois pontos: um líder precisa ser exemplo para todos os outros componentes da equipe e é preciso que haja o exercício de trabalho em torno de metas e avaliação. “A última observação que eu quero fazer é que você tem que ser feliz no seu trabalho”, concluiu o relato de sua experiência à frente do Governo do Maranhão.
“Foi muito bom poder dialogar com aqueles que lideram os vários segmentos da Vale, uma empresa que tem grande relevância na economia brasileira e na economia do estado. Foi uma oportunidade de troca de experiência, de apresentação da forma como nós governamos, de diálogo com esse segmento para estimular essa parceria que a Vale tem com o estado”, destacou Flávio Dino.
Cláudio Mendes, gerente executivo de operações da Estrada de Ferro Carajás, disse que a Vale convidou o governador para a troca de experiências acerca da temática da liderança de gestão pela sua experiência à frente do Governo do Maranhão. “Ninguém melhor do que ele como autoridade máxima do estado, para fazer com que os nossos líderes da Vale sigam seu exemplo e se espelhem na gestão dele”, frisou.
Após a palestra, o governador Flávio Dino dialogou com os participantes do ‘Encontro de Lideranças’, que fizeram perguntas e trocaram experiências sobre a vivência de governar o Maranhão. “Foi muito legal. Ele conseguiu trazer um resumo da prática da gestão pública, mas muito alinhado ao que a gente pensa aqui, de qualidade, de resultados, de metas, acho que nenhum gestor poder fugir desse aspecto”, observou Antônio Façanha, gerente de operações ferroviárias da Vale no Pátio São Luís.
Comentários