Hemerson Pinto
Recebido por multidão no aeroporto Renato Cortez Moreira, aclamado nas principais avenidas do centro, o governador eleito do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), recebeu a imprensa de Imperatriz no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil e declarou considerar a segunda maior cidade como ‘[…] a outra capital do estado’.
O depoimento arrancou aplausos do público que acompanhou a coletiva, como profissionais de rádio, tv, impresso e blogs da cidade e região. Ao mesmo tempo em que destacou Imperatriz, lembrou a importância de todas as cidades da região e firmou o compromisso de ‘marcar presença’ em todos os municípios. Em Imperatriz, a promessa do governador eleito foi visitar esta cidade uma vez ao mês.
Os primeiros minutos de pronunciamento de Flávio Dino foram voltados exclusivamente para os jornalistas. “É uma mensagem especial de agradecimento à imprensa [...]”, e continuou, ao afirmar que a visita ao município onde conquistou 82,42% dos leitores que compareceram às urnas (mais de 98 mil votos) tem muitos significados. Entre tantos, citou dois: “O primeiro ‘de gratidão […], o segundo quero afirmar que todos os meses estarei presente para acompanhar as obras de responsabilidade do Governo do Estado”.
Ao começar a responder as perguntas feitas pelos profissionais da imprensa, Flávio Dino anunciou que uma das prioridades é “tirar o Maranhão das páginas policiais”, referindo-se aos problemas enfrentados no campo da segurança pública. Um modelo de programa que, de acordo com o governador eleito, pode ajudar na redução da criminalidade, será buscado no estado de Pernambuco e aplicado no Maranhão. A implantação do programa ‘Pacto pela Vida’ será o primeiro passo.
Outro compromisso é com a transparência na aplicação de verba pública. “Auditorias preventivas para que o dinheiro público seja bem aplicado, com honestidade e eficiência e garantir que pela internet todo cidadão acompanhe os gastos públicos e saiba para onde está indo o dinheiro de todo o povo. Vamos enfrentar a situação do sistema penitenciário, que hoje expõe o nosso estado em nível nacional e internacional, e estamos fazendo estudos para superar essa crise e no dia 01 de janeiro teremos um conjunto de medidas [...]”.
O governador eleito aproveitou para anunciar ações que, segundo ele, foram focadas nas cidades maranhenses com os piores Índices de Desenvolvimento Humano e a implantação das escolas técnicas profissionalizantes. “Vamos avançar simultaneamente em todas as áreas. Estamos montando uma equipe com enormes qualidades”, declarou.
Saúde
Flávio Dino foi questionado sobre ações que serão desenvolvidas para garantir o funcionamento, com qualidade, da saúde pública. “É a situação que mais preocupa as famílias maranhenses e Imperatriz, como ‘sede’ de toda essa região”, referindo-se ao fato de a cidade ser responsável por toda a demanda da região Tocantina e até de municípios de estados vizinhos.
Flávio Dino anunciou para Imperatriz a conclusão do hospital que está sendo construído e o funcionamento do mesmo. “Temos que encontrar mecanismos para colocar para funcionar (a saúde em todo o estado) e iremos buscar junto ao Ministério da Saúde”, afirmou.
Sobre os problemas enfrentados com o abastecimento de água em Imperatriz e outras cidades, o governador eleito falou sobre o programa ‘Água para Todos’, com o qual deve buscar recursos junto ao Governo Federal. “Algumas mudanças poderão ser feitas na Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) e, se for preciso, no setor privado. Temos que investir em estrutura física, pois temos um rio tão próximo (Tocantins) e a água tão longe”.
Na coletiva, Flávio Dino ainda respondeu sobre o apoio que deverá ser dado para a manutenção ou criação dos espaços culturais públicos, como o Teatro Ferreira Gullar. “Vai receber apoio do governo para dinamizar”, adiantou.
O governador, que assumirá o cargo no dia 01 de janeiro de 2015, tranquilizou os professores, afirmando: “Há um educador no comando do estado. Tenho que motivá-los”.
Quanto à criação de empregos e medidas para atrair novos investimentos, principalmente à região que tem Imperatriz como polo, foi anunciado apoio à classe empresarial, lembrando de um grande investimento instalado na cidade recentemente: “Vamos conversar com a Suzano para garantir o cumprimento de todas as metas e compromissos, para a própria empresa expandir suas atividades e, com isso, atrair outros negócios para a cidade”.
Comentários