O governador Flávio Dino entregou nessa terça-feira (16), no Palácio dos Leões, mais dez patrulhas agrícolas e quatro retroescavadeiras a prefeituras do Maranhão. As máquinas impactam diretamente no escoamento da produção agrícola e pecuária, contribuindo com a economia do Estado. A atual gestão já entregou mais de cem patrulhas agrícolas até agora. Cada patrulha é composta por um trator, uma grade e uma carreta.
Os equipamentos contribuirão no trabalho dos agricultores familiares para o preparo do solo e do plantio, além de tornar mais ágil a colheita. “Dentre os nossos esforços para o desenvolvimento do Maranhão, temos beneficiado diretamente a agricultura e a pecuária nos municípios, pontos fundamentais para o crescimento da economia do estado”, disse o governador.
O secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), Márcio Honaiser, destacou a importância dos programas e a qualificação ofertada pelo Governo do Maranhão aos agricultores: “O governador já distribuiu mais de cem patrulhas agrícolas, levando a modernização ao nosso pequeno produtor, que precisa desse apoio. Não é só o trator, mas também o Programa Mais Sementes, que somam a esses equipamentos, orientando o pequeno produtor”.
Um dos representantes dos municípios contemplados, o prefeito de Santa Luzia do Paruá, Plácido Holanda, afirmou que “esses equipamentos trazem benefícios para várias regiões onde estão os nossos municípios. A retroescavadeira chega em boa hora, tanto para o conserto das estradas, quanto para a realização das obras”.
Os investimentos na infraestrutura têm sido essenciais para a retirada de povoados de áreas de isolamento. O uso da máquina nas vias, além de proporcionar o acesso para os moradores dos povoados à sede da cidade e outros locais, agiliza e aumenta o escoamento da produção agrícola e da pecuária.
De Vila Nova dos Martírios, município localizado na região Oeste Maranhense, a prefeita Karla Batista disse que “hoje estamos em um momento de muita felicidade, pois esse equipamento agrícola vai ajudar os pequenos agricultores, principalmente aqueles que ficam mais distantes e que têm poucas condições. Estou muita grata ao governador por ter atendido ao nosso pleito”.
(Dyego Rodrigues – Secap)
Comentários