Ontem os maranhenses foram às urnas escolher quem vai governar o Estado nos próximos quatro anos. O escolhido, com 63,52% dos votos, foi o candidato do PCdoB, Flávio Dino, da coligação Todos pelo Maranhão. O vice-governador será o deputado federal Carlos Brandão, filiado ao PSDB.
O candidato comunista disputou a preferência do eleitor com mais cinco candidatos: o senador Lobão Filho (PMDB), da coligação Pra Frente, Maranhão, que ficou em segundo lugar com 33,69% dos votos; Pedrosa, do PSOL (1,14%); Saulo Arcangeli, do PSTU (0,92%); Zeluís Lago, do PPL (0,60%); e Professor Josivaldo, do PCB (0,12%).
Pesquisas
O candidato Flávio Dino se manteve à frente das pesquisas durante toda a campanha eleitoral. No entanto, a expectativa era que a decisão fosse para o 2º turno, o que acabou não acontecendo.
Trajetória
Nascido em São Luís em 1968, Flávio Dino de Castro e Costa iniciou sua vida política ainda na adolescência com participações em movimentos estudantis.
Ele é formado em Direito pela Universidade Federal do Maranhão. Durante 12 anos, exerceu o cargo de Juiz Federal no Maranhão.
Em 2006 foi eleito deputado federal do Maranhão. Foi candidato a prefeito de São Luís em 2008 e ao cargo de governador em 2010, onde acabou por ser derrotado nas duas candidaturas. E, desde 2011, é presidente do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur).
Comentários