Pela primeira vez realizado em Imperatriz, o maior evento dedicado à Ciência, Tecnologia e Inovação no Maranhão, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNTC-MA) foi aberta oficialmente nesta quarta-feira (19). Mais de 20 mil pessoas deverão visitar os 95 estandes, 29 expositores e 209 espaços para seminários, mostras e oficinas em dois Espaços da Ciência, que somados ocupam 4.600 metros quadrados.
"Estamos em busca de um ciclo de desenvolvimento para o estado e, para isso, além do apoio às atividades produtivas, acreditamos que é imprescindível a produção e difusão de conhecimento. E a realização deste importante evento aqui, na Região Tocantina, é coerente com a visão do nosso governo de oportunizar a democratização do acesso ao conhecimento, por isso fizemos este evento pela primeira vez aqui em Imperatriz", afirmou o governador Flávio Dino. "Foi uma decisão nossa de fazer com que as principais universidades do nosso estado estivessem aqui reunidas com empresas, professores, alunos e pesquisas para fazer de Imperatriz a capital estadual da ciência maranhense e mostrar o dinamismo que desse importante polo educacional do Maranhão", concluiu o governador.
A realização do evento em Imperatriz, cidade de importância econômica, estratégica e com polo educacional destacado, sediará o evento até o próximo dia 22, recebendo pesquisadores de outros estados e das demais regiões do Maranhão. A Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Secti), em parceria com as Secretarias Estadual e Municipal de Imperatriz disponibilizou transporte para que os estudantes das duas redes possam participar das dezenas de eventos que movimentarão diariamente a programação da SNTC.
"Nós acreditamos que a ciência e a tecnologia são os melhores caminhos para gerarmos oportunidades. A Semana nacional também é uma oportunidade para conhecer e compartilhar as estratégias de desenvolvimento do conhecimento e da tecnologia", destacou o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Maranhão, Jhonatan Almada
A SNTC também sediará mesa de diálogo para o debate sobre a UEMASUL e o papel da universidade na ampliação, regionalização e enraizamento do conhecimento científico. Além da comunidade acadêmica do estado, participarão do debate, representantes da Universidade Federal do Sul da Bahia (UNFSB), da universidade Federal do ABC Paulista e da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF).
"Essas instituições participarão do evento para apresentar suas experiências e desafios na implantação dessas instituições, e, sobretudo, como estabeleceram projetos próprios de universidade para atenderem suas regiões", destacou Almada.
Para o estudante Ozimar Milhomem, 21 anos, monitor no evento, o ineditismo do evento na região pode significar novos investimentos. "Empresas da região podem abraçar um projeto apresentado por algum professor ou estudante. E isso significa também benefícios para toda a nossa comunidade. Todos os trabalhos apresentados têm uma influência no crescimento científico da nossa cidade, e esse evento estimula a produção científica dos nossos conterrâneos, para que empresas daqui contratem a nossa mão-de-obra".
Ana Janaína Feitosa, 39 anos, diz que essa experiência é fundamental para os estudantes da região. "O pessoal da organização está de parabéns de trazer esse evento aqui para a região, pois ele estimula nossos jovens e estudantes a buscarem cada vez mais conhecimento".
Apoio a participantes
O Governo do Maranhão disponibilizou R$ 500 mil às instituições interessadas em participar da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Imperatriz. Por meio de edital, a Fundação de Amparo à Pesquisa e Desenvolvimento Científico do Maranhão (Fapema) selecionou instituições de incentivo para divulgação de suas atividades científicas.
Comentários