O Governo do Estado ganhou a parceria da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) para ações que visam melhorar o IDH do município de Belágua. Em reunião nessa segunda-feira (6), no Palácio dos Leões, a Federação apresentou ao governador Flávio Dino o projeto ‘Movimento Solidário’, que tem por objetivo articular ações de desenvolvimento local, com foco em educação, saúde, geração de renda e outras áreas relevantes.
De acordo com o governador Flávio Dino, as diretrizes apresentadas pela Fenae para a idealização do ‘Movimento Solidário’ em Belágua vão ao encontro dos objetivos do Programa ‘Mais IDH’, o que possibilitará um avanço significativo nos indicadores sociais da cidade. Ele destacou também que o governo está aberto ao diálogo e parcerias com todas as autoridades municipais e entidades sociais e privadas que queiram se unir ao projeto de desenvolver o Maranhão.
“Elegemos como método de ação a parceria com as autoridades municipais e com a sociedade civil, fizemos reuniões nos 30 municípios do Mais IDH com os prefeitos, com os sindicatos, fizemos mutirões da cidadania, constituímos comitês de gestão desse programa em cada uma dessas cidades”, disse o governador ressaltando que a parceria com a Fenae será de grande importância para as iniciativas do Governo do Maranhão.
O projeto ‘Movimento Solidário’ tem como objetivo apresentar soluções para que uma cidade social e economicamente excluída tenha condições de atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a partir do apoio da Fenae, Governo do Estado e comunidade. Neste ciclo do projeto, a cidade de Belágua foi a escolhida para fazer parte da iniciativa.
O presidente da Fenae, Jair Pedro Ferreira destacou que o município foi escolhido com base em levantamentos realizados pela equipe da Caixa, e a partir desta terça-feira (7) a Federação dará início ao estudo do conjunto de ações que ajudarão Belágua a melhorar o IDH. Segundo o presidente, está previsto um período de cinco anos de trabalho da Federação na cidade.
“O Governo já tem uma política para atingir os 30 municípios com menor IDH e Belágua está entre eles. Essa receptividade do governador em colocar os secretários aqui pra dialogar com a gente foi surpreendente e com certeza teremos boas ações em conjunto e vamos estar aqui outras vezes conversando sobre ações mais concretas”, enfatizou o presidente da Fenae.
O prefeito de Belágua, Adalberto Rodrigues, também participou da reunião e comemorou a chegada do ‘Movimento Solidário’ no município destacando que as ações do ‘Mais IDH’ já são notórias e que mais um projeto para melhorar os índices sociais será de grande relevância para o desenvolvimento da população belaguense.
“Belágua precisa da mão amiga do Governo do Estado, que nós já temos, e da Fenae, que partir de amanhã começa a nos ajudar para em breve podermos ter uma cidade que diga que teve um momento de situação difícil, mas que hoje se encontra na fase de desenvolvimento, com um povo mais alegre, mais esperançoso. É isso que a gente deseja”, ressaltou o prefeito.
Participaram da reunião os secretários de Estado de Assuntos Políticos e Federativos (SEAP), Márcio Jerry, e de Direitos Humanos e Participação Popular (SEDIHPOP), Francisco Gonçalves, o secretário adjunto de Monitoramento e Suporte da SEAP, Valdemilson Almeida, além de uma comitiva de diretores e técnicos da Federação.
Comentários