Sob um forte clima de comoção, foi sepultado na tarde de ontem, no Cemitério Parque da Saudade, no bairro do Vinhais (São Luís), o deputado federal João Castelo Ribeiro Gonçalves. Pela manhã, foi realizada, no plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão, a missa de corpo presente.
A cerimônia foi conduzida pelo padre Haroldo. Em seguida, o pastor Waldir, da Igreja Presbiteriana, realizou o culto fúnebre, que foi reservado aos familiares, autoridades e amigos de João Castelo, os quais estavam bastante consternados com o falecimento do grande líder político do Maranhão.
Durante o sermão, o padre Haroldo enfatizou que a morte de João Castelo deixa todos os seus familiares e amigos tristes, mas que a esperança não deve morrer. “Fiquem tristes, mas a esperança não morre. Tenham a certeza que a nossa vida é eterna; não somos destruídos. Ele vive. Castelo vive na glória do Deus Pai. Castelo partiu, mas continua vivo”, disse o padre Haroldo.
Após a bênção ao grande líder político, seguida de uma oração, o padre pediu uma salva de palmas para João Castelo. “Se nós acreditamos que Castelo está vivo, eu peço uma salva de palmas para ele”.
Dezenas de lideranças políticas estaduais e nacionais compareceram ao velório de João Castelo, na Assembleia Legislativa, entre eles Flávio Dino, Carlos Brandão, Rodrigo Maia e Antônio Imbassahy.
João Castelo morreu no domingo (11), aos 79 anos, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde estava internado desde o fim de outubro. No dia 10 de novembro, ele foi submetido a uma cirurgia para a revascularização do miocárdio. Desde então, estava na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
No quinto mandato como deputado federal, o parlamentar foi também prefeito de São Luís, entre 2009 e 2012, e governador do Maranhão de 1979 a 1982. Entre 1983 e 1991 foi senador.
João Castelo foi considerado um dos melhores governadores da história do Maranhão, deixando a sua marca em todas as regiões do Estado. Em Imperatriz, fez diversas obras importantes, como a Prefeitura, Câmara Municipal, Fórum, Hospital Regional, reforma do Estádio Frei Epifânio, asfaltamento de ruas e ainda cuidou da limpeza da cidade.
A morte de João Castelo foi confirmada em nota divulgada pela família:
NOTA DE FALECIMENTO
A família do deputado federal João Castelo Ribeiro Gonçalves cumpre a dolorosa missão de informar aos parentes, aos amigos e a todo o povo maranhense o seu falecimento na manhã deste domingo, dia 11 de dezembro de 2016, e aproveita para agradecer a todos aqueles que durante o período em que ele esteve convalescente se solidarizaram com suas orações, com suas mensagens e com seus sentimentos cristãos.
Que Deus acolha a alma do nosso querido e amado Castelo e que nos reconforte com sua infinita misericórdia num momento de tanta dor e saudades.
Gardênia Castelo, Gardeninha
Castelo e João Castelo Filho
Comentários