Em visita ao Tribunal de Contas do Estado (TCE), nesta quinta-feira (12), o presidente da Federação das Associações dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), Erlanio Xavier, apresentou ao conselheiro Nonato Lago, presidente do TCE, o projeto para criação de um Forum Estadual de Controle, do qual deve fazer a Corte de Contas. O convite para ingresso no colegiado será formalizado na próxima semana.

Segundo Nonato Lago, o Tribunal de Contas estará sempre aberto a receber sugestões e aderir a projetos que venham fortalecer sua vocação de órgão controlador das contas públicas.
Além de TCE e Famem, o Forum terá como membros o Conselho Regional de Contabilidade (CRC) e Associação dos Contadores do Maranhão.
De acordo com a advogada Renata Coqueiro, assessora jurídica da Federação dos Municípios, os objetivos desse forum são unir essas instituições e promover ações que envolvam gestores, assessores de prefeituras e câmaras, profissionais de contabilidade, auditores e conselheiros do TCE a fim de serem debatidos permanentemente temas ligados a controle de contas, bem como a realização de eventos que venham a enriquecer esses debates.
Através dessas ações via ser possível manter os membros dos órgãos sempre atualizados sobre legislação e outras medidas ligadas à gestão pública.