Vereadores Fabio Hernandes, Adhemar Freitas e Pedro Gomes já mudaram de partido - Fotos: Arquivo

Embora a maioria dos pré-candidatos a prefeito já definiu por quais as legendas estarão disputando a eleição, a corrida até o dia 3 de abril, data em que os vereadores de mandato terão para mudar de partido sem risco de perderem o mandato, e dia 4 para todos os que desejam disputar o pleito, poucas mudanças já foram verificadas no troca-troca de partidos. As principais foram a confirmação dos vereadores Fabio Hernandes, Adhemar Freitas e Pedro Gomes, que deixaram o PSC e se filiaram em outros partidos.

Fabio Hernandez assinou filiação ao PP, anunciando apoio a Ildon Marques; Adhemar Freitas ao Solidariedade, e Pedro Gomes no PCdoB, sendo entre eles a maior surpresa, exatamente por não ter o perfil do partido comunista. Com a saída dos três, caberá à nova presidente do PSC, Mariana Carvalho, a responsabilidade em organizar a chapa de vereadores  que lhe dará sustentação como pré-candidata a prefeita.
Os principais líderes dos partidos estão envolvidos não só em atrair pré-candidatos, mas como acomodá-los na composição das chapas. O deputado Marco Aurélio e quem organiza a chapa dos cinco partidos que lhe estão apoiando, PCdoB, PSB, Solidariedade, PT e PDT, e informa que pelas suas previsões, elegerá o maior número de vereadores, dee seis a sete, e que o PSB surge como uma agradável surpresa devendo eleger entre três a quatro candidatos, enquanto que o solidariedade 2, PDT dois, PT um ou dois, e PCdoB dois. Se vai conseguir, só na abertura das urnas é que será confirmado.
Os partidos que apoiam a reeleição do prefeito Assis, DEM, PRP, PL  e provavelmente o MDBm deverão eleger um número expressivo de candidatos, pois tem como pré-candidatos vereadores de mandato e outros nomes com potencial para conseguir os votos necessários para serem eleitos.
Outro partido que embora não tenha candidato a prefeito, mas seu comando acredita em eleição de três candidatos, é o PTB, cujo grupo na eleição passada, disputando no PROS, elegeu duas vereadores e este ano acredita que por receber novos filiados e alguns suplentes, poderá repetir e até superar a marca do pleito passado.
PTC, PSC, PSL deverão eleger um vereador cada, assim como o Patriota, que corre por fora para eleger três  vereadores. Mas tudo isso são previsões pelo que os dirigentes estão focados e acreditam que acontecerá no dia 4 de outubro. (Willian Marinho)