Willian Marinho
Evangélicos da Assembleia de Deus, Ministério Comadesma, começam a articular o projeto objetivando eleger de dois a três candidatos a deputado estadual e dois candidatos a federal nas eleições do ano que vem. Considerada uma das maiores igrejas da região, a Comadesma já tem só em Imperatriz três pré-candidatos a deputado - Paulo Thiago, Paulo Paiva e Daniel Deluque. A lista deverá ter aumento, uma vez que vem sendo intensificado o nome de José Cavalcante, pastor presidente da Convenção Sul da Igreja. Há ainda a tendência de que seja lançado outro candidato pela mesma igreja.
Todos esses pré-candidatos estão em campanha nos municípios abrangidos pela convenção. Embora sem um anúncio oficial, discretamente os pastores estão promovendo atos para que os pré-candidatos sejam conhecidos em suas cidades.
Em Imperatriz, a igreja possui mais de 30 mil membros e, mesmo com um percentual grande em toda a região, ainda não conseguiu eleger um deputado estadual ou federal, exatamente pela divisão e a falta de engajamento por parte dos pastores, presbíteros e missionárias. O pastor presidente Raul Cavalcante ainda não se pronunciou a respeito deste projeto, contudo tem revelado que a igreja não lançará um único candidato, e sim abrir as possibilidades para que todos eles possam conquistar apoios.
Da cidade de Açailândia, também deverá ser candidato um pastor e ainda em Itinga, o que deverá chegar aos seis candidatos a deputado estadual da região. Não há, até o momento, indicações de que o pastor José Cavalcante terá concorrente à Câmara Federal. O pensamento do pastor presidente da Comadesma era o de contar com o pastor-presidente da IEADI, Raul Cavalcante, como candidato a deputado estadual.
Apesar dos convites, o dirigente religioso imperatrizense tem afirmado que não pretende disputar cargo eletivo, e sim continuar na missão pentecostal.
Com os três pré-candidatos em Imperatriz e os outros das cidades vizinhas, as chances da eleição de um candidato a federal são maiores. Já aos estaduais restará o trabalho nos municípios e as coligações.
Além destes da Assembleia de Deus, há ainda os nomes de Rosângela Curado e do apóstolo Alex Rocha. Os dois sonham em ser prefeito de Imperatriz e podem aceitar o convite para serem candidatos a vice-governador ou ao parlamento, como forma de participar da campanha e massificar seus nomes. Eles representam as igrejas Batista. Outros nomes deste segmento evangélico já estão avaliando a participação na eleição.
Comentários