Deputado Leo Cunha (durante discurso) e o prefeito Cicin

André Gomes

A cidade de Estreito, no último domingo (12), completou trinta e um anos de emancipação política. Esta cidade é o portão de entrada para o Estado do Maranhão através da ponte Juscelino Kubitschek e a BR-010, inaugurada pelo próprio presidente JK, que faz esta ligação não só para o estado do Maranhão, mas para outros estados das regiões Nordeste e Norte do país.
Estreito é uma das poucas cidades do estado que recebeu quatro presidentes da República. O primeiro foi JK, depois o presidente José Sarney trazendo a ferrovia Norte e Sul e Hidrelétrica Estreito, o presidente Lula da Silva e também a presidenta Dilma Rousseff. Com todo esse histórico, a cidade teria que ter um prefeito atuante e responsável com a gestão pública.
O povo de Estreito acreditou e elegeu um homem com o nome Cicero Neco Morais (PMDB), conhecido popularmente como Cicin, que vem fazendo a diferença. Em apenas quatro meses, fez a maior revolução administrativa que a cidade já viu, transformando em um verdadeiro canteiro de obras, concluindo obras deixadas por seu antecessor e realizando outras novas obras.
O prefeito Cicin, junto a todos os vereadores e secretários, servidores públicos municipais e população em geral, fez a maior festa alusiva aos 31 anos da cidade, com uma vasta programação. As festividades tiveram uma semana de duração, com inauguração de seis grandes obras: SINE-MA, a casa do trabalhador toda estruturada com departamento municipal de identificação civil, 152ª junta do serviço militar, convênio com a Caixa Econômica Federal para dar entrada no seguro desemprego, encaminhamentos de emprego, aquisição de Carteira de Trabalho; inauguração de camada asfáltica em várias ruas da cidade; Praça da Vila São Francisco; Campo Padeirão; Quadra da Cidadania; Estádio Municipal “Professor Sabiá”. Além disso, o prefeito entregou quatro ônibus escolares para transporte de estudantes e uma reta carregadeira para trabalhar nos assentamentos da zona rural.

Lançamento de obras
O prefeito Cicin fez um gesto plausível colocando o primeiro tijolo como pedra fundamental da construção da Unidade Básica de Saúde no bairro Brejo do Pinto II, na zona rural.

Unidades habitacionais
Deu início à construção de mil unidades habitacionais do programa “Minha Casa, Minha Vida”, no bairro Brejo do Pinto II. Será dotado de toda a estrutura para os futuros moradores, incorporado ao projeto de uma avenida de mão dupla. A previsão é de entregar até 2014 mil e quinhentas unidades habitacionais, disse o prefeito.
A programação das festividades contou com várias atividades e shows, como unidade móvel “Viva Mulher”, unidade de Oftalmologia, Feira Literária, apresentações teatrais, apresentações musicais, missa campal, show de prêmios, culto e show gospel, show com bandas regionais e um grande show com a banda Chiclete com Banana.
O prefeito Cicin promete fazer em quatro anos o que não foi feito em trinta e um anos de emancipação política. Hoje a cidade de Estreito esbanja pujança com uma economia crescente e investimentos no setor privado, Cicin já está sendo chamado de prefeito CICIN JK.

Autoridade presente
Luís Fernando, secretário de Infraestrutura do Governo do Estado do Maranhão, o deputado estadual Léo Cunha (PSC), deputado Dr. Pádua (PSD), deputada Valéria Macedo (PDT) e prefeitos da região tocantina. Na ocasião, o secretário Luís Fernando assinou a ordem de serviço para a recuperação de 140 quilômetros da MA-138, que interliga a cidade de Estreito a São Pedro dos Crentes. Vale lembrar que esta assinatura de ordem de serviço é fruto de uma indicação parlamentar do deputado Léo Cunha.