Nessa quinta-feira (11), a massa asfáltica começou a ser colocada na MA-386, popularmente conhecida como Estrada do Arroz. A rodovia liga Imperatriz a Cidelândia, passando por 25 comunidades rurais. Além de melhorar a trafegabilidade dos moradores, o asfaltamento vai melhorar a escoação agrícola, beneficiando os pequenos produtores da região.
Outro benefício é o desafogamento do trânsito na BR-010, uma vez que a via será mais uma alternativa de trânsito. Serão 47 quilômetros de pavimentação completa e mais 11 quilômetros de recuperação. A obra inclui a construção de 12 bueiros ao longo da via. A previsão de conclusão é para dezembro de 2015.
O secretário de estado da Infraestrutura, Clayton Noleto, disse que a pavimentação da Estrada do Arroz é um sonho antigo da população que está sendo resolvido definitivamente pelo governador Flávio Dino. “A determinação do governador foi de iniciar esta importante obra para a região tocantina e executá-la com qualidade e rapidez”, afirmou.
Todo o projeto foi readequado para atender melhor à população e garantir maior durabilidade. No planejamento elaborado na gestão anterior não estava inclusa a urbanização nem redimensionamento no pavimento nos trechos com maior fluxo de veículos. Agora, no povoado Olho D’Água dos Martins, por exemplo, de onde a pavimentação foi iniciada, a espessura da camada asfáltica é de 5,5 cm. De acordo com o responsável técnico da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Waldegno Salustiano Junior, essa qualidade de asfalto segue o mesmo padrão das rodovias federais.
Os moradores contam que a pavimentação da Estrada do Arroz é a concretização de um sonho. “O benefício dessa estrada é grande. Nós vivíamos sofrendo com tanta poeira, com tanta lama. Tinha dia que a gente saía de manhã e voltava à tarde. Com a estrada, vamos gastar pouco tempo, não vamos ficar mais isolados. Vamos ter ônibus direto, táxi... tudo vai melhorar”, disse a auxiliar de serviços gerais Roseane Pereira.
A dona de casa Maria das Dores Matos conta que no inverno era comum as pessoas ficarem no meio do caminho por causa das condições de acesso. “Graças a Deus essa estrada chegou. Para mim, está muito boa. Aqui a gente ficava atolado. A gente via, meia noite, o pessoal passando com caixas na cabeça. Eles iam comprar mercadoria e os carros ficavam no meio do caminho. Estou há 42 anos vendo isso. Ver esse asfalto chegando é uma alegria muito grande”, contou.
A presidente do Fórum de Defesa das Comunidades da Estrada do Arroz, Maria de Lourdes da Silva, também comemorou a chegada do asfalto. “A obra está sendo feita. É um sonho nosso. Lutamos muito para isso. Sempre tive fé que essa estrada seria feita e agora estamos vendo isso”, finalizou.
Comentários