Para o prefeito de Imperatriz, o eleitor maranhense chega à maturidade para tomar conta de seu próprio destino

Em entrevista à imprensa ontem pela manhã, o prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira, declarou que a eleição deste cinco de outubro é tão importante e tão simbólica para o Maranhão que certamente constará, daqui a alguns anos, nos livros como o marco do encerramento de um ciclo e o início de uma nova história política no Maranhão, com democracia e alternância de poder. "É como se o eleitor tivesse chegado à maturidade para tomar conta de seu destino. Uma data símbolo para o Estado", disse.

Sebastião Madeira asseverou que vai votar para deputado estadual, federal, governador, senador e presidente da República consciente da importância desta eleição e de seu voto para o futuro da cidade, do Maranhão e do Brasil.
Durante o processo eleitoral, que chega neste domingo ao  seu Dia D, quando milhares de maranhenses/brasileiros vão às urnas, Madeira foi mais do que um simples eleitor:  pessoalmente, nas folgas das atividades de gabinete, era visto como se candidato fosse nas ruas de Imperatriz, e de diversas cidades da região tocantina a defender o que ele chama de "a causa de Imperatriz e do Maranhão".
Em se tratando de Maranhão, Madeira entende que o eleitorado revive hoje o mesmo sentimento de quando  Jackson Lago se elegeu governador. "Aquele sentimento, interrompido com a retirada abrupta dele do poder,  permaneceu latente e voltou nessa eleição com muito mais força. Jackson vive nessa vontade forte e represada dos maranhenses de mudar, de verdade, o Maranhão", disse ontem o prefeito.
Ao analisar o processo eleitoral deste ano, o prefeito disse que, por meio das reuniões, caminhadas, do contato pessoal e da propaganda gratuita no rádio e na TV, o  eleitor teve a oportunidade de conhecer melhor e ouvir as propostas de todos os candidatos. Excetuando um excesso ali, outro acolá, Madeira entende que o pleito transcorreu de modo que o eleitor "estivesse o tempo todo livre para fazer as escolhas que serão hoje consolidadas nas urnas.
"Nossa luta tem sido pelo fortalecimento político da cidade e da região. Temos a oportunidade nesta data de eleger uma forte bancada para a Assembleia Legislativa e  para a Câmara Federal; um senador nascido nesse lado do Estado e um governador que conhece as necessidades de Imperatriz e do Estado", asseverou Madeira.
Não é segredo o voto de Madeira para presidente, governador e senador. Membro fundador do PSDB, é amigo pessoal do candidato a presidente Aécio Neves,  com quem conviveu na Câmara Federal na época de deputado. Em consideração a Madeira, Aécio veio participar de um ato de campanha em Imperatriz no mês de agosto; para governador, a opção de Madeira é por Flávio Dino, que assumiu vários compromissos com Imperatriz, e para o Senado, seu amigo e ex-colega de parlamento, Roberto Rocha.
Em relação à Câmara Federal, embora não revele explicitamente, as opções de Madeira são pelas candidaturas de seu vice Pastor Porto, de Chiquinho Escórcio, do deputado federal Davi Jr, que têm contribuído muito com sua administração, e do médico Igor Lago, filho de Jackson Lago.
Para a Assembleia Legislativa, o leque é maior. Durante o processo eleitoral Madeira participou de reuniões e pediu voto para Léo Cunha, Dr. Pádua, Antônio Pereira, Marco Aurélio, Mara La Rocque e Roma. "A cidade tem hoje uma grande oportunidade de reforçar nossa participação, tanto na Câmara quanto na Assembleia. Temos ótimas opções", disse o prefeito.
Madeira vai votar por volta das 9 horas, na seção 114 da 33ª Zona Eleitoral, localizada no prédio do campus II da  Universidade Federal do Maranhão. (Elson Araújo)