Gil Carvalho
A segunda maior cidade maranhense avançou de forma considerável nestes últimos sete anos em todos os aspectos, graças à efetiva participação do poder público municipal, principalmente nas áreas da saúde, da infraestrutura, da educação, do desporto e da assistência social. A observação é do vice-presidente da Câmara Municipal de Imperatriz, Esmerahdson de Pinho (PSDB).
Segundo ele, o prefeito Sebastião Madeira não mediu esforços para viabilizar a instalação de novos empreendimentos industriais e comerciais, impulsionando a geração de dezenas de novos postos de trabalho e de renda para Imperatriz, a metrópole do interior do Maranhão.
“Temos que reconhecer a melhoria dos indicadores sociais, como é o caso do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), que mostra categoricamente os avanços obtidos durante os dois governos do prefeito Madeira”, compara ele, que também assinala o fortalecimento das instituições, como é o caso da assistência social, que oferta mais de 40 programas à comunidade de baixa renda.
Pinho enfatiza ainda os avanços obtidos na área da saúde pública, embora reconheça o estrangulamento operacional devido à grande demanda de pacientes oriundos de vários municípios das regiões do sul do Pará, norte do Tocantins e sul do Maranhão. “Os programas da Atenção Básica, setores que lidam com a baixa e média complexidade, funcionam normalmente”, emenda.
Educação – Ele enumera que existem atualmente quase 45 mil alunos matriculados na rede pública municipal, a melhoria da qualidade do ensino e dos prédios escolares contribuíram para elevar os indicadores sociais de Imperatriz.
“É uma conquista para o setor da educação esses avanços obtidos na gestão do prefeito Sebastião Madeira”, diz ele, ao contabilizar mais de 60 intervenções físicas nas unidades escolares realizadas pelo município desde o ano de 2009.
Infraestrutura – O vice-presidente da Câmara Municipal de Imperatriz reconhece ainda a consolidação dos investimentos na execução de obras de drenagens profundas, superficiais e de pavimentação asfáltica, totalizando o histórico número de 205 quilômetros de vias pavimentadas pelo município.
“No primeiro governo [2009-2012] o município avançou bastante com abertura de ruas, drenagens profundas, sarjetas, meios-fios, asfalto, interligação dos bairros, construção de pontes de concreto e a revitalização da iluminação pública de todos os bairros e povoados de Imperatriz, fato histórico para a cidade, que contribui diretamente com a segurança pública”, aponta.
Esmerahdson de Pinho enfatiza o empenho e a dedicação do secretário Roberto Alencar (Infraestrutura), que chegou a disponibilizar nove equipes da operação tapa-buracos para recuperar a malha asfáltica das vias urbanas dos bairros e do centro. “O clamor da sociedade, dentro do possível, está sendo atendido pelo governo Madeira”, finalizou.
Comentários