Arquitetos apresentam o projeto de restauro...
... aos acadêmicos que aprovaram o projeto
Domingos Cezar
 
Uma equipe de arquitetos da Faculdade Pitágoras que se propôs a executar o projeto de intervenção, restauro e reforma do prédio da Academia Imperatrizense de Letras - AIL concluiu e o apresentou na tarde da última quinta-feira (12), aos acadêmicos presentes na última reunião ordinária deste ano.
Da equipe fizeram parte o engenheiro Elienay Hudson, os arquitetos Francisco Lima Filho, idealizador do projeto, e os professores Expedito Neto e Franciane Moura, do curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Pitágoras.
Os arquitetos observaram que o prédio foi construído em meados da década de 1950, em estilo neocolonial, razão porque eles tiveram o cuidado de manter a mesma linha arquitetônica da época. Foi apresentada, por intermédio de um telão, a planta baixa e mapeamento do telhado.
Segundo eles foram encontrado manchas e mofo na alvenaria da fachada e nas molduras decorativas. "O reparo dentro da arquitetura é minucioso, para não fugir da arquitetura original", observou Franciane Moura. Entre as patologias apontadas, a presença de pulverulência, corrosão química e manchas decorrentes da ação atmosférica.
Os arquitetos também detectaram rachaduras e fissuras no piso. Eles apresentaram ainda as cores que serão trabalhadas nas portas, janelas e grades e acessibilidade optando-se por um elevador na porta lateral do prédio, ao lado do Centro de Artesanato.
Os acadêmicos aprovaram o projeto que será encaminhado ao Governo do Estado.  Estiveram presentes na reunião, o presidente Trajano Neto, a vice-presidente Liratelma Alves, o secretário Domingos Cezar Ribeiro e os membros, Itaerço Bezerra, Agostinho Noleto, Gilmar Pereira, Luiz Carlos Porto e Livaldo Fregona.