Profissionais de Enfermagem liderados pelo sindicato que congrega a classe no Maranhão realizaram, na manhã de ontem (10), uma manifestação na capital para pressionar os deputados estaduais a derrubarem o veto da governadora Roseana Sarney ao projeto da deputada Valéria Macedo (PDT) que institui no estado a jornada de trabalho para 30 horas para enfermeiros e técnicos de enfermagem, uma reivindicação desses profissionais de enfermagem em todo o país, já aprovada em alguns estados.
A passeata bloqueou o trânsito nas avenidas Colares Moreira e Jerônimo de Albuquerque. Os profissionais saíram da sede do Conselho Regional de Enfermagem (Coren) do Maranhão, no bairro do Jardim Renascença, para a sede da Assembleia Legislativa do Maranhão (AL-MA), no Cohafuma.
Na Assembleia os enfermeiros foram recebidos pelos deputados depois que o presidente da casa, Arnaldo Melo (PMDB), indicou uma comissão, uma vez que o projeto foi aprovado por unanimidade pela AL. O próprio presidente da Casa e os colegas Valéria Macedo, Cleide Coutinho (PSB), André Fufuca (PSD), Francisca Primo (PT), Eliziane Gama (PPS), Dr. Pádua (PSD) e Bira do Pindaré (PT) intermediaram as negociações com as categorias, numa reunião realizada após a sessão.
Durante o encontro, os manifestantes receberam a garantia de que os parlamentares vão trabalhar no sentido de buscar um acordo para resolver a questão do veto aplicado pelo Executivo ao projeto de lei, de autoria da deputada Valéria Macedo (PDT), que fixa a jornada de trabalho da categoria em 30 horas semanais.
O próprio presidente da Assembleia, Arnaldo Melo, se comprometeu em buscar um canal de negociação com o Governo do Estado, para ver a possibilidade de acertar a derrubada do veto, em comum acordo, ou que o próprio Executivo estadual envie projeto neste sentido, para apreciação dos deputados. As lideranças dos enfermeiros disseram, no entanto, que vão manter as manifestações até serem atendidos e pediram aos deputados atuação no sentido de derrubar o veto.
No plenário, vários outros deputados se manifestaram também em apoio ao projeto que reduz a jornada de trabalho para os enfermeiros e técnicos e auxiliares de enfermagem, por conta da importância dessas categorias para a área de saúde.
A deputada Valéria Macedo, autora do projeto e presidente da Comissão de Saúde na Assembleia Legislativa, enfatizou a importância do comparecimento dos enfermeiros, técnicos e professores de enfermagem, defendendo que essas profissões precisam ser valorizadas. A parlamentar lembrou que o parecer do relator, deputado Manoel Ribeiro (PTB), sobre o veto é pela derrubada.
“Espero que a própria governadora Roseana reexamine sua decisão, de comum acordo com a bancada do governo na Assembleia aprovando finalmente o projeto das 30 horas para a segunda maior categoria do estado, que é a categoria dos profissionais de enfermagem, transformando esse sonho em realidade, numa importante conquista para a nossa classe”, disse Valéria. (Assessoria)