Importante termômetro econômico, o Índice de Confiança do Empresário Industrial do Maranhão (ICEI-MA) alcançou 55,3 pontos em julho, mantendo perspectiva de otimismo da classe empresarial em relação ao cenário econômico do Estado.
O ICEI-MA manteve-se acima dos indicadores registrados no Nordeste e no Brasil, que foram de 51,6% e 50,6%, respectivamente.
O Índice mostra, ainda, que o otimismo do empresariado maranhense ficou acima das médias regional e nacional ao longo de todo o primeiro semestre do ano.
“O crescimento da confiança do empresário industrial é um sinal positivo de início de um processo de recuperação da economia estadual, se comparado ao ICEI de doze meses antes. Em julho de 2016, o ICEI ficara em 49,8 pontos, fora do conceito de otimismo”, explica o presidente da Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema), Edílson Baldez.
Para Baldez, “a recuperação da economia é dependente das políticas estadual e federal para o setor. A recuperação ainda é lenta, mas as expectativas dos empresários para os próximos seis meses mostram suas apostas em melhores condições para os ambientes de negócios”.
O presidente da Fiema destaca que o otimismo também é impulsionado pelas quedas da inflação e da taxa de juros.
Políticas para o setor com diálogo
Dentro das políticas estratégicas coordenadas pela Secretaria de Indústria, Comércio e Energia (Seinc), a criação de um ambiente favorável para o setor produtivo é uma das prioridades. São ações que valorizam a implantação de programas que privilegiam novos investimentos e arranjos produtivos locais, além dos pequenos negócios: “Essas ações se refletem não só na confiança do empresariado, mas impactam diretamente na geração de emprego e renda, contribuindo para o desenvolvimento do Maranhão”, diz o subsecretário de Indústria, Comércio e Energia, Expedito Rodrigues.
O governador Flávio Dino criou, ainda, o Conselho Empresarial do Maranhão (Cema) para fortalecer o diálogo com o setor produtivo e estabelecer prioridades de investimentos. Ampliando o diálogo e interiorizando as ações, a Caravana Empresarial também é importante para ouvir o setor produtivo e ajustar as políticas governamentais de acordo com as características e vocações locais de cada região do estado.
Comentários