Empossados, nesta segunda-feira (25), os integrantes do Conselho Estadual de Políticas Públicas Anti-Drogas (CEPOD/MA), ligado à Secretaria de Estado de Saúde (SES). Ao todo, 44 conselheiros, entre titulares e suplentes, irão criar, desenvolver e efetivar políticas de combate às drogas no Maranhão.
Os 22 conselheiros, entre titulares e suplentes, foram empossados pelo subsecretario de Estado de Saúde, José Márcio Soares Leite, em solenidade no Hotel Praia Mar, em São Luis. Representam órgãos e entidades engajadas num projeto, liderado pela SES, visando mudanças e adequações para conformidade com a Política Nacional de Combate ao álcool, crakc e outras drogas, preconizada pelo Ministério da Saúde (MS).
"A política antidrogas, no Maranhão, tem o apoio de órgãos e entidades que trazem experiências e o propósito de buscar uma resolução efetiva para os que precisam de tratamento e prevenção. Estão aqui representantes das Secretarias de Estado, do Ministério Público e associações de combate e prevenção as drogas", disse o subsecretário.
José Márcio alertou que a instituição do conselho, com a posse dos membros para o mandato 2013/2015, é passo primordial para reunir esforços que vão melhorar a assistência, tratamento e as internações. "Com Ministério e Defensoria Pública, elaboramos protocolo de intenções para rever o processo de internações que segregam o paciente e a instituição de um fórum para discutir a importância do tratamento ambulatorial", informou.
Para José Marcio, a postura do conselho deve ser embasada numa mentalidade municipalista, onde sejam priorizados aspectos que favoreçam o desenvolvimento das ações da Rede de Atenção Psicossocial já existente, dando ênfase a nova política embasada pelos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS).
Para o diretor do Hospital Nina Rodrigues, Rui Cruz, é preciso que o conselho faça uma análise preliminar de suas atribuições para que os integrantes busquem o desempenho de seu papel somando-se ao tratamento. "É importante que cada um dos membros e instituições saiba que são diversos papeis e ações que devem culminar num olhar humano para quem precisa de ajuda e tratamento", acrescentou.
Conselho - A próxima reunião do conselho será dia 14 de março, quando ocorrerá a eleição da mesa diretora. A nova sede será na Rua dos Prazeres, no 600, centro da cidade, em São Luís.
Fazem parte do conselho representantes da Assembléia Legislativa do Maranhão, das secretarias de Estado da Saúde, da Segurança Pública, Direitos Humanos, Educação, Desenvolvimento Social, Esporte e Lazer, Planejamento e Orçamento, Assessoria Especial do Governo, Associação do Ministério Público do Maranhão, Associação Maranhense de Psiquiatria, Sindicato dos Servidores do Sistema Penitenciário do Maranhão, Conselho Regional de Psiquiatria, Grupo Solidariedade é Vida, Fazenda da Esperança, Arquidiocese de São Luis, Alcoólicos Anônimos e Defensoria Pública do Maranhão.