Este ano, milhares de alunos da rede pública municipal e estadual de Imperatriz e região serão beneficiados com vales-livros, no valor de R$ 20 cada, para aquisição de títulos de suas preferências e materiais educacionais durante a realização do 14º Salão do Livro de Imperatriz.
A iniciativa é do deputado estadual Professor Marco Aurélio (PCdoB), que participou do processo de elaboração e criação do “Vale-Livro” ainda na 13ª edição do evento. O sucesso foi tamanho que o parlamentar optou por dobrar o recurso destinado este ano. “Ano passado tivemos a enorme satisfação de poder proporcionar esta alegria para milhares de crianças, dando a elas a oportunidade de adquirir livros e materiais, como forma de incentivo à leitura. Nada mais justo que ampliar e levar essa oportunidade para ainda mais jovens. Este ano destinei emenda parlamentar de 200 mil reais que beneficiarão 10 mil alunos da rede pública de Imperatriz e região, onde alcançaremos alunos do ensino fundamental e médio”, afirmou Marco Aurélio.
O secretário de Educação de Imperatriz, Zesiel Ribeiro, destacou a importância do evento para a cidade, ressaltando iniciativa do deputado em apoiar a aplicação de medidas que contribuam com seu crescimento. “O SALIMP já é parte do calendário cultural de Imperatriz, é de extrema importância que nossos jovens sejam incentivados a ler e desenvolver um senso crítico. Desde o ano passado ganhamos o formidável apoio do deputado Marco Aurélio para a realização e ampliação do SALIMP. Esperamos que o evento seja um sucesso e que possamos continuar crescendo nas próximas edições”, afirmou o secretário.
Realizado pela Academia Imperatrizense de Letras (AIL), o SALIMP, que é considerado o maior evento literário do Maranhão, terá como tema principal a importância da água. O presidente da AIL ressaltou a importância da parceria do deputado Marco Aurélio para a realização do evento, principalmente através da garantia do Vale-Livro. “Tivemos, desde o início, o apoio do nosso amigo deputado Marco Aurélio, que tem sido um importante parceiro do SALIMP, desde a organização até a articulação com o governo do estado e as secretarias estaduais. O Vale-Livro é uma conquista dos nossos jovens que não seria possível sem esse apoio do nosso deputado”, destacou Luiz Carlos Porto.
A gestora da Unidade Regional de Educação – URE Imperatriz, Professora Dra. Orleane Santana, considera de fundamental importância o projeto do “Vale-Livro” pelo incentivo à leitura proporcionado pelo mesmo. “Trata-se de uma oportunidade ímpar e que só é possível porque contamos com o apoio de um deputado e um governador que são professores e conhecem a realidade da educação no nosso estado. Por isso, parabenizo os esforços de ambos por caminharem juntos na criação desse projeto”, pontuou a gestora.
A emenda parlamentar para a realização do Vale-Livro foi viabilizada via Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, por meio do Programa CredCiência. Para o secretário da pasta, Jhonatan Almada, trata-se de uma poderosa ferramenta de estímulo à leitura e à construção do conhecimento pela aquisição de livros. “Tal iniciativa demonstra a sensibilidade rara do deputado à causa do acesso ao conhecimento e o estímulo à leitura. Essa é a segunda edição do nosso programa e pela primeira vez fazemos em Imperatriz e dentro de um evento consagrado como o SALIMP”, afirmou o secretário.
Marco Aurélio agradeceu os apoios do governo do estado, da Academia Imperatrizense de Letras, da Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia e todos os envolvidos na realização do evento e concretização do Vale-Livro. “Fico imensamente feliz em ver o fortalecimento da ação inclusiva do Vale-livro. Oportunizar a nossas crianças e jovens, estimulando-as ao hábito da leitura e busca do conhecimento, é fundamental. Agradeço imensamente ao governador Flávio Dino, à Secretaria de Ciência e Tecnologia, à Academia Imperatrizense de Letras e a todos os parceiros que construíram essa ideia conosco. Parabenizo todos que participarão sendo beneficiados com os vales-livros e tenho certeza que será um estímulo à viagem que só a leitura proporciona.”
A 14ª edição do Salimp acontece entre os dias 26 de novembro e 4 de dezembro, no Centro de Convenções de Imperatriz. (Assessoria)
Comentários