O movimento pró-emancipação do Distrito de Coquelândia, distante 36 km de Imperatriz, ganhou ainda mais força no início deste mês, após a aprovação, na Câmara Federal, do projeto de lei que regulamenta a criação de novos municípios em todo o país. Para o deputado Léo Cunha (PSC), a aprovação da proposta reacende as esperanças dos milhares de moradores da localidade.
“Esse foi um passo muito importante para que esse sonho seja realizado e sei que outros serão dados para que Coquelândia seja emancipado e sua população tenha direito a todos os benefícios que um município possui”, disse.
Segundo as informações levantadas para a elaboração do relatório pró-emancipação, Coquelândia possui uma área de 630 km² e conta, atualmente, com uma população de aproximadamente 12 mil moradores, mas que deverá aumentar ainda mais com o pleno funcionamento da Suzano Celulose. Fato que exige uma total modificação na atual estrutura do povoado que já não é suficiente para atender à demanda gerada.
Assim que assumiu seu mandato, Léo Cunha se engajou na luta pela emancipação política do distrito. Ele, inclusive, foi quem protocolou no dia 01 de junho de 2011, na Assembleia Legislativa, o documento que oficializou o pedido na Casa. Logo após, o deputado esteve pessoalmente na localidade, onde entregou nas mãos do presidente da Associação, Antonio Carlos Conceição da Silva, a cópia do ofício recebido pela AL.
O deputado ressalta que a emancipação proporcionará vários investimentos que serão empregados em benefícios aos moradores: “Com a emancipação, Coquelândia receberá recursos para as áreas de saúde, educação, segurança e infraestrutura, e a população será beneficiada com isso, havendo, inclusive, geração de emprego e renda para os moradores”.
Deputado explica ainda que o asfaltamento da Estrada do Arroz (MA-123), prevista para iniciar dentro de seis meses, será uma grande conquista para a população do distrito, localizado às margens dessa rodovia.
A estrada diminui o percurso entre Imperatriz e Cidelândia, e ainda Vila nova dos Martírios e São Pedro d’Água Branca. O anúncio do início da obra foi feito quinta-feira (13) pelo secretário Luís Fernando (Infraestrutura), quando esteve pessoalmente em Coquelândia e apresentou o projeto da obra.
Vale destacar também que a rodovia é de suma importância para a economia, pois, além de beneficiar a produção agrícola da região de Olho D’Água, Coquelândia, São Félix e Petrolina, facilitando o escoamento dos produtos, também trará benefício para o turismo, pois em Coquelândia está uma das mais belas praias do rio Tocantins, que não é explorada devido às dificuldades de acesso.
“Essa é apenas uma das grandes obras que virão pra cá e que servirão para alavancar ainda mais o desenvolvimento de Coquelândia. Por isso, estamos nessa luta junto à população, pois temos certeza de que o sonho de ver a emancipação concretizada será realizado”, afirmou Léo Cunha. (Assessoria)
Publicado em Política na Edição Nº 14730
Comentários