Representantes do Sindicato dos Urbanitários do Maranhão (STIU/MA) entregaram ao candidato da Coligação Todos pelo Maranhão, Flávio Dino, um conjunto de propostas para levar uma gestão moralizada e eficiente à Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema). O objetivo é garantir água de qualidade todos os dias na casa de todos os maranhenses.
O sindicato representa os trabalhadores do setor de saneamento e energia do Maranhão. De acordo com os urbanitários, a Caema teve um prejuízo somente em 2013 de R$ 16 milhões. E os prejuízos acumulados passam dos R$ 700 milhões, ainda segundo os cálculos do sindicato.
“Precisa ser feita urgentemente uma auditoria sobre a gestão da empresa. Os últimos balanços anuais da empresa deixaram de receber parecer de auditores independentes por falta de documentação. Em resumo, precisa ser feito um choque de gestão na empresa”, afirmou Guilherme Zagalo, advogado do STIU/MA, na noite dessa terça-feira (22).
O grupo também disse que precisa existir uma gestão eficiente na empresa, que hoje conta com um milhão e quatrocentas mil reclamações. A falta de acesso e qualidade da água, segundo eles, são os maiores responsáveis por esse cenário.
Serviço de qualidade
“Quase 30% da população não tem acesso à água e mesmo os que têm ainda é de forma intermitente”, diz Zagalo. Ele acrescenta ainda que as amostras coletadas indicam muitos problemas.
O Maranhão é um dos Estados com menor investimento em saneamento básico, ficando à frente apenas de Alagoas e Amapá.
O presidente do Sindicato, José do Carmo Vieira, relatou que a busca do diálogo com Flávio Dino surgiu da disposição do candidato em mudar a realidade que hoje existe. “Lutamos pela manutenção da Caema enquanto empresa pública, mas oferecendo serviços de qualidade ao consumidor. Estamos aqui hoje porque acreditamos no compromisso do candidato Flávio Dino”.
Flávio Dino lembrou a primeira proposta do seu Programa de Governo, o Programa Água Para Todos. “Temos duas propostas que coadunam com as reivindicações de vocês. O combate à corrupção, por meio da proposta de criação da Secretaria de Transparência, e o compromisso de garantir água à todos os maranhenses”, disse o candidato.
Após relatar os graves problemas que hoje afetam a Caema, os urbanitários avaliaram que Flávio Dino representa a esperança de um governo disposto a mudar essa realidade. “Queremos exatamente o que você propõe, que todos maranhenses tenham acesso a água, e de qualidade”, avaliou José Braga Neto, secretário de políticas sociais do sindicato. (Assessoria)
Comentários