Em reunião entre os líderes dos partidos da base aliada na Câmara dos Deputados com a presidente Dilma Rousseff, iniciada na última quinta-feira (27), no Palácio do Planalto, o PSB levou posição favorável à realização de plebiscito como melhor forma de o País avançar ainda mais na democracia.
Para o líder do PSB na Câmara, Beto Albuquerque (RS), é muito importante que a população seja consultada principalmente sobre a unificação das eleições. "Esta é uma forma concreta de se dar aos partidos uma identidade nacional", afirmou o parlamentar. Segundo Beto, a melhor proposta de unificação das eleições é a que o pleito seja realizado a cada cinco anos sem a possibilidade de reeleição para os cargos do Executivo.
Beto destaca que essa mudança poderá impulsionar um ciclo de outras boas transformações, especialmente em relação ao quadro partidário. O parlamentar avalia que a configuração atual respeita a autonomia local para decidir, o que é compreensível, mas não ajuda a criar uma identidade nacional para os partidos. "Claro que nossos partidos precisam e devem organicidade municipal, mas também precisam ter identidade e potência nacional. Precisam ser um organismo em que pessoas se unem em torno de ideias e programas", afirmou Beto, destacando que a eleição unificada num só dia, de vereador a presidente da República, tende a exigir esse aprimoramento da coerência partidária.
Beto afirma que a unificação das eleições ainda possibilitará redução de gastos e permite continuidade e sintonia administrativa por um prazo maior. "Não creio que vá desmerecer o pleito municipal. Pelo contrário: o debate tende a elevar as pautas municipalistas, bem como ampliar a importância dos gestores e parlamentares locais", avaliou. "Tudo isso se agrega a um conjunto de partidos mais fortes e com maior participação da sociedade", completou.
Na reunião com a presidente Dilma, o PSB ainda reforçou a necessidade de se buscar um conjunto de soluções para recuperar a economia do País. Para os socialistas, a taxa de juros não pode ser usada como "solução mágica" para conter a inflação. O partido alertou que as soluções passam não só pela política monetária, mas também por outras políticas.
A reunião dos líderes da Câmara dos Deputados com Dilma foi a última rodada do dia, realizada após encontro da presidente da República com os presidentes dos partidos políticos e com os líderes partidários no Senado. (Assessoria de Imprensa)
Publicado em Política na Edição Nº 14743
Comentários